Rosas di Maria 2
foto-colorida-sirene-viatura-policial.avif
seguranca

Suruba no ônibus: veja como polícia vai pegar quem compartilhou vídeo

O vídeo em que seis adolescentes aparecem mantendo relações sexuais dentro de um veículo abandonado, no bairro Morumbi, em Cascavel (PR), circulou por todo o Brasil por meio da internet.

A notícia é do Metrópoles. O assunto tornou-se um dos mais comentados nas redes sociais, sobretudo no X (antigo Twitter) e no TikTok. No entanto, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), compartilhar conteúdo pornográfico envolvendo menores de 18 anos é crime.

A Polícia Civil do Estado do Paraná (PCPR) afirmou que vai rastrear todos que armazenaram e divulgaram a filmagem dos adolescentes. Há quem acredite que se esconder por trás das telas, por meio de perfis falsos, é uma ferramenta para escapar de punição. Engana-se quem pensa assim.

A Lei nº 12.965/2014, conhecida como a “Constituição da Internet” ou “Marco Civil da Internet” no Brasil, estabelece direitos, deveres e princípios para o uso da internet no país.

De caráter geral, essa medida organiza como deve funcionar a relação entre usuários, provedores de internet e o Estado. Assim sendo, a Lei obriga a guarda de registros de conexão (IP, datas e horários) por administradores de sistemas autônomos e de registros de acesso a aplicações por provedores de aplicativos. Com ordem judicial, esses registros permitem ligar um post/arquivo a um IP e a um usuário.

A partir da instauração do inquérito policial, a autoridade solicita a preservação dos registros e, depois, acessa-os judicialmente. Esses registros, cruzados com horários, NAT/CGNAT e assinantes, permitem reconstruir a rota do compartilhamento.

Conforme o artigo 241-B do ECA, que prevê como crime a aquisição, posse ou armazenamento de fotografia, vídeo ou outra forma de registro que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente, aqueles que compartilharam o vídeo podem ser condenados a pena de reclusão, de um a quatro anos, além de multa.

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
BLOG GUSTAVO NEGREIROS - 626x522.png 400x400px.gif 320 x 100px.png GUST_NEGREIROS_REFIS_626x522.gif GUST_NEGREIROS_626x522_CEARA.gif Banner_Iluminacao_400x400px.gif IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

1 comentários para "Suruba no ônibus: veja como polícia vai pegar quem compartilhou vídeo"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Morre o cantor Netinho

  2. 2

    Procuradora compartilha fake news sobre Flávio Bolsonaro privatizar praias

  3. 3

    As pesquisas que o PL vê como decisivas para virada ou estagnação de Lula contra Flávio

  4. 4

    Bomba: O que motivou Vini Jr e Virgínia terminarem

  5. 5

    Estátua da Liberdade da Havan é pichada em Natal e Luciano Hang oferece recompensa de R$ 10 mil

360x96 Campanha facex.png