A cadela Iara, de 5 anos, do Corpo de Bombeiros do Ceará, morreu durante as buscas às crianças Michael e Isabele em Bacabal, no Maranhão (MA). A informação foi divulgada nesta quinta-feira (15/1) pelo prefeito do município, Roberto Costa, por meio de um vídeo publicado nos Stories das redes sociais.
A notícia é do Metrópoles. De acordo com o prefeito, Iara estava no Maranhão para reforçar as operações com cães farejadores. A cadela faleceu em decorrência de uma entorse abdominal. “Recebemos a notícia triste do falecimento da cadela Iara, de 5 anos, do Bombeiro do Ceará, que veio a falecer em função de uma entorse abdominal”, confirmou Roberto Costa.
Ainda conforme o prefeito, o município prestou apoio à equipe cearense após a morte do animal, oferecendo suporte e auxílio no traslado. Ele destacou que, apesar da perda, as buscas seguem em ritmo intenso. Das três crianças desaparecidas, apenas Anderson Kauan, de 8 anos, foi encontrado. Ele passa bem.
As operações continuam sendo realizadas por equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, do Comando de Operações de Sobrevivência em Área Rural (Cosar), além do apoio de bombeiros dos estados do Pará e do Ceará, todos atuando dentro da mata.
“Hoje, tivemos cedo, uma reunião com o governador Brandão, de forma remota, e, com o sistema de segurança, avaliamos todas as situações, as probabilidades, e continuamos buscando novas estratégias pra reforçar essa nossa luta. Vamos continuar com a nossa união com muita fé que vamos conseguir encontrar o Michael e a Isabele”, disse o prefeito.
Em nota de pesar divulgada, a corporação informou que a cadela “passou a apresentar sintomas compatíveis com torção gástrica já nas proximidades do destino final da missão”. Iara faleceu em decorrência de uma entorse abdominal.
“Apesar dos esforços imediatos, a cadela não resistiu e veio a óbito nos braços de seu condutor, o sargento João, companheiro de jornada e de incontáveis operações”, diz um trecho da nota divulgada.