Rosas di Maria 2
3e639e74-trump-lula-3.webp
politica

Lula fala com Trump sobre Conselho de Paz, Venezuela e ida a Washington

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta segunda-feira (26/1). Segundo o Palácio do Planalto, a ligação durou cerca de 50 minutos e os líderes falaram, entre outros temas, do convite feito pelo republicano para que o petista integre o Conselho de Paz.

A notícia é do Metrópoles. Esta foi a terceira ligação entre os dois líderes. O presidente brasileiro sugeriu a Trump que a atuação do órgão fique limitada ao conflito na Faixa de Gaza e que tenha representação da Palestina.

Como mostrou o Metrópoles, uma das preocupações do Palácio do Planalto é o alcance da iniciativa que, de acordo com o projeto de criação, poderia atuar sobre qualquer conflito que venha se desenvolver. Lula ainda não respondeu à proposta de Trump.

Na ligação com o republicano, o titular do Executivo voltou a defender a reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) de forma a ampliar a representação de membros permanentes.

“Ao comentar o convite formulado ao Brasil para que participe do Conselho da Paz, Lula propôs que o órgão apresentado pelos Estados Unidos se limite à questão de Gaza e preveja assento para a Palestina. Nesse contexto, reiterou a importância de uma reforma abrangente das Organização das Nações Unidas, que inclua a ampliação dos membros permanentes do Conselho de Segurança”, diz o comunicado do Planalto.

Na última sexta-feira (23/1), Lula fez críticas públicas ao organismo idealizado por Trump e disse que o americano quer “criar uma nova ONU” e ser dono dela.

“O multilateralismo está sendo jogado fora pelo unilateralismo, ou seja, está prevalecendo a lei do mais forte. A carta da ONU está sendo rasgada. […] O que está acontecendo? O presidente Trump está fazendo uma proposta de criar uma ‘nova ONU’, e ele, sozinho, é o dono da ONU”, disse o presidente.

Na conversa desta segunda, o petista também sugeriu fazer uma visita a Washington após ele retornar de viagem à Índia e à Coreia do Sul, prevista para depois do Carnaval. A expectativa é que o encontro ocorra em março.

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
BLOG GUSTAVO NEGREIROS - 626x522.png 400x400px.gif 320 x 100px.png GUST_NEGREIROS_REFIS_626x522.gif GUST_NEGREIROS_626x522_CEARA.gif Banner_Iluminacao_400x400px.gif IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

3 comentários para "Lula fala com Trump sobre Conselho de Paz, Venezuela e ida a Washington"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Morre o cantor Netinho

  2. 2

    Procuradora compartilha fake news sobre Flávio Bolsonaro privatizar praias

  3. 3

    Bomba: O que motivou Vini Jr e Virgínia terminarem

  4. 4

    As pesquisas que o PL vê como decisivas para virada ou estagnação de Lula contra Flávio

  5. 5

    Estátua da Liberdade da Havan é pichada em Natal e Luciano Hang oferece recompensa de R$ 10 mil

360x96 Campanha facex.png