Segundo maior colégio eleitoral do país, com 16,3 milhões de eleitores, Minas Gerais é considerado estratégico para o segundo turno entre Flávio Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A notícia é do R7.
No primeiro turno, o senador ficou à frente do presidente no estado, com 48,24% dos votos válidos, contra 43,33% do petista. Nas próximas semanas, os dois candidatos já planejam viagens a Minas para buscar votos na reta final da campanha.
Flávio recebeu 5.777.548 votos dos mineiros, enquanto Lula teve 5.188.936. A diferença foi de 588.612 votos.
O resultado aumenta o desafio da campanha petista em Minas, estado que tem um histórico de acompanhar o vencedor da disputa presidencial desde a redemocratização. Em todas as eleições presidenciais desde 1989, o candidato eleito para o Palácio do Planalto também venceu em Minas Gerais.
Flávio venceu em importantes colégios eleitorais, como Belo Horizonte, Contagem, Uberlândia e Betim.
Lula, por sua vez, manteve redutos eleitorais, como Juiz de Fora e municípios do norte de Minas, mas não conseguiu compensar a vantagem do adversário no estado. A jovem se envolveu em polêmicas quando a internet resgatou mensagens antigas dela no Twitter, defendendo o fechamento de igrejas. Relembre o caso: