O planejamento do QFC SAF para a temporada de 2027 ganha reforços caseiros e cheios de identidade. A diretoria da Águia confirmou a promoção de seis atletas da categoria Sub-20 para o elenco profissional que disputará o Campeonato Potiguar 2027: o goleiro Élcio, os zagueiros Davi Alexandre e Renato, os meias Enzo e Gabriel Jr. e o atacante João Lucas.
Todos os seis jovens foram pilares da vitoriosa campanha que garantiu o título do Campeonato Potiguar Sub-20 em 2026. A integração ao elenco principal ocorre após criteriosa avaliação interna da comissão técnica e reflete a filosofia da SAF em formar, lapidar e aproveitar os “Crias da Águia”, como são chamados os jogadores formados no clube.
Para o comandante da equipe profissional do QFC SAF, o técnico João Paulo Oliveira, a subida do sexteto representa o coroamento de um processo pautado no mérito. "A promoção desses seis atletas não é uma aposta, é o reconhecimento de um processo contínuo de excelência. Todos eles foram peças fundamentais na conquista do título estadual Sub-20 em 2026 e mostraram, nos treinos e nas avaliações internas, rendimento tático, físico e mental compatíveis com as exigências do futebol profissional. A chegada deles encorpa o nosso grupo e traz um novo olhar competitivo, fundamental para o Campeonato Potiguar 2027", destacou o treinador.
Conheça o perfil e as declarações dos atletas promovidos
O goleiro Élcio, de 19 anos, chega ao grupo principal combinando envergadura, reflexo apurado e técnica para comandar o gol. "Subir para o profissional do QFC é a realização de um grande objetivo. Venho me preparando diariamente nos treinamentos para agarrar essa oportunidade com todo a minha dedicação e trabalho", projetou o arqueiro.
Capitão da equipe campeã estadual de base, o volante Davi Alexandre, de 20 anos, destaca-se pela imposição física e ótimo tempo de bola. Com o perfil do defensor moderno que lidera pelo exemplo, o jovem arrancou elogios da comissão técnica. "É um passo decisivo na minha carreira. Vestir a camisa do QFC no time principal aumenta a nossa responsabilidade, mas estamos prontos para impor o nosso futebol, honrar a camisa e defender o clube com muita garra", disse o defensor.
Na defesa, Renato, de 20 anos, alia seus 1,83m de altura a uma apurada leitura tática de antecipação, entregando firmeza para manter a linha defensiva alta e o time seguro na saída de bola. "Fazer essa transição ao lado de companheiros com quem conquistei o título estadual torna tudo ainda mais especial. Vou trabalhar duro para conquistar meu espaço e corresponder à confiança da comissão técnica", pontuou.
No meio-campo, a juventude ganha a companhia de duas promessas de grande desempenho no Estadual Sub-20. Enzo, de 18 anos, joga com a maturidade de quem enxerga o campo antes dos demais, ditando o ritmo das transições e dando fluidez ao setor de criação. O atleta chamou a atenção recentemente ao ser convidado para integrar o período de treinos da Seleção Brasileira Sub-17 no CT do QFC, em Natal, durante a preparação para amistosos contra os EUA. "Chegar ao grupo profissional com 18 anos é um orgulho enorme. O ritmo é diferente, mas me sinto preparado para dar cadência ao jogo, ajudar no meio-campo e contribuir para os objetivos do QFC no Potiguar 2027", destacou.
Também com 18 anos, o meia Gabriel Jr. traz no currículo o título do Potiguar Sub-20, a conquista do Campeonato Cearense Sub-17 e uma passagem pela base do São Paulo em 2023. O atleta junta refino técnico, visão de passe e capacidade de surgir como elemento surpresa na área adversária. "Depois de grandes conquistas na base, estar no elenco principal é a consolidação desse trabalho. A expectativa é dar o meu melhor para ditar o ritmo no setor ofensivo e honrar essa oportunidade no profissional", disse.
No setor ofensivo, a aposta é no jovem João Lucas, de 19 anos. Veloz e letal no último terço do campo, o atacante é a síntese da intensidade ofensiva, sempre pronto para transformar espaço em bola na rede. "A gana de fazer gols e ajudar o time é a mesma que nos levou ao título da base. Sei do nível de exigência do futebol profissional e vou me dedicar ao máximo para ser uma opção decisiva no ataque durante o Estadual", concluiu o atacante.
Ficha Técnica das Promessas
ÉLCIO
Nome completo: Élcio Fernandes da Silva Júnior
Idade: 19 anos
Posição: Goleiro
Histórico de Clubes: São José E.C-SP, Taubaté-SP, Jacareí FC-SP, Atlético Guaratinguetá-SP, CRB-AL e QFC SAF-RN.
DAVI ALEXANDRE
Nome completo: Davi Alexandre Fonseca da Silva
Idade: 20 anos
Posição: Volante
Histórico de Clubes: Fluminense-RJ, Botafogo-RJ, Portuguesa-RJ, América-RN, Marcilio Dias-SC, América-RJ, QFC SAF-RN.
RENATO
Nome completo: Renato Ronald Costa da Silva
Idade: 20 anos
Posição: Zagueiro
Histórico de Clubes: QFC SAF-RN.
ENZO
Nome completo: Enzo Fernandes Costa de Oliveira
Idade: 18 anos
Posição: Meia
Histórico de Clubes: Fábrica de Craques-RN, Alecrim-RN e QFC SAF-RN.
GABRIEL JR.
Nome completo: Gabriel Júnior de Lima Alves
Idade: 18 anos
Posição: Meia
Histórico de Clubes: São Paulo-SP, Fortaleza-CE e QFC SAF-RN.
JOÃO LUCAS
Nome completo: João Lucas da Cruz Souza
Idade: 19 anos
Posição: Atacante
Histórico de Clubes: Anjos do Céu-CE e QFC SAF-RN.