A ex-ministra do Planejamento e Orçamento Simone Tebet (PSB) afirmou nesta quarta-feira (28) em entrevista à CNN que na gestão do quarto mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será necessário fazer "um ajuste fiscal e uma revisão de gastos". Segundo Tebet, o Brasil é "o país dos desperdícios" e tem "muita gordura para cortar".
A notícia é da CNN Brasil. "Os problemas do Brasil cabem dentro do Orçamento brasileiro e é possível e necessário fazer um ajuste fiscal, uma revisão de gastos, revisar gastos, sem tirar um benefício sequer", declarou em entrevista.
"O Brasil lamentavelmente tem muita gordura para cortar. O Brasil é o país dos desperdícios, é o país da corrupção, é o país de privilégios. Essa é uma frente que temos que enfrentar. Isso é suficiente? Não, mas tem muitas políticas públicas que eram necessárias e não são mais, como as renúncias fiscais", completou.
De R$ 11 milhões a R$ 9,99 milhões: por dentro da cobertura de 431 m² de Robinho em Santos que aguarda propostas após um ano sem moradores
Segundo Tebet, as equipes econômicas de alguns ministérios já possuem um "cardápio de medidas prontas" para serem apresentadas ao presidente Lula com o objetivo de realizar um ajuste fiscal. "A janela de oportunidade é agora", disse.
A ex-ministra avalia que, para além das medidas por parte do governo, também é necessária uma PEC (proposta de emenda a Constituição) sobre "contenção de gastos", com destaque do que precisa ser reduzido nas contas públicas, sem colocar em cheque os benefícios sociais.
Tebet afirma que a PEC deverá incluir "ajustes finos na regra do arcabouço, renúncias e despesas, fazer os ajustes para ter um superávit de 2% em quatro anos".