Rosas di Maria 2
O carnaval de Lula vai virar espuma. E se fosse Bolsonaro?
politica

Eliane Cantanhêde: O carnaval de Lula vai virar espuma. E se fosse Bolsonaro?

A ida do presidente Lula à Sapucaí e a homenagem que recebeu da Escola Acadêmicos de Niterói são daquelas coisas que levantam debate, muitas vozes de especialistas, defesa dos governistas e críticas e ações da oposição, mas. é tudo espuma, pelo menos sob o ponto de vista jurídico. Só que a questão também é política.

É evidente que Lula tirou uma casquinha eleitoral do “maior espetáculo da Terra” e a escola ganhou visibilidade desproporcional na sua estreia no Grupo Especial. Mas fica nisso. Lula não deve sofrer punições nem deve ter conquistado um único voto e a escola corre o sério risco de ser rebaixada para a Série Ouro.

Diferentemente dos absurdos de Jair Bolsonaro a cada 7 de Setembro, o governo se cercou de cuidados neste carnaval. Segurou o ímpeto de Lula e Janja de participar do desfile e pautou o presidente, os ministros e toda a comitiva para ficarem de boca calada. Apesar disso, ninguém, da oposição e do governo, acredita que não foi um lance eleitoral. Óbvio que foi.

Além de forçarem Lula e Janja a “se comportarem direitinho”, seus assessores recorrem ao argumento de que o governo não usou dinheiro público na escola (além do que as demais receberam), nem teve qualquer ingerência no enredo, nas alas, no samba e nas alegorias da Acadêmicos de Niterói, que teria escolhido Lula apenas pelo seu passado e sua história, não pelo futuro.

Acredite quem quiser. Quem viu o desfile sabe que a verdade, transmitida ao vivo e gravada e fotografada sob vários ângulos, é que a escola fez propaganda dos feitos do governo, do número de Lula nas eleições e até da estrela do PT. E se tivesse sido com Jair Bolsonaro em 2022?

O maior erro da escola, aliás, foi usar um boneco fantasiado de presidiário, atrás das grades e com uma tornozeleira eletrônica danificada. Lula e o Planalto não tiveram nada a ver com isso, nem sequer sabiam com antecipação? Se tiveram ou sabiam, foi uma burrice, porque a reação seria óbvia, como acabou sendo.

Michele Bolsonaro não perdeu tempo e devolveu na mesma moeda, com o que chamou nas redes sociais de “registro de um fato histórico”: “quem foi preso por corrução foi Lula”. Que tal uma guerra de bonecos presidiários? E se a escola for rebaixada, vai virar chacota?

A homenagem a Lula passou pelo TSE antes do desfile, sob argumento de que a Corte não poderia proibir antecipadamente, o que caracterizaria censura prévia. Também deve passar depois do desfile realizado e encerrado, sob alegação de que não foi campanha antecipada, apenas uma homenagem a um personagem relevante do Brasil. Não dá, porém, para tapar o sol com a peneira: foi um ato eleitoral e será material da campanha oficial.

Eliane Cantanhêde - Estadão

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
BLOG GUSTAVO NEGREIROS - 626x522.png 400x400px.gif 320 x 100px.png GUST_NEGREIROS_REFIS_626x522.gif GUST_NEGREIROS_626x522_CEARA.gif Banner_Iluminacao_400x400px.gif IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

5 comentários para "Eliane Cantanhêde: O carnaval de Lula vai virar espuma. E se fosse Bolsonaro?"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Morre o cantor Netinho

  2. 2

    Procuradora compartilha fake news sobre Flávio Bolsonaro privatizar praias

  3. 3

    Bomba: O que motivou Vini Jr e Virgínia terminarem

  4. 4

    As pesquisas que o PL vê como decisivas para virada ou estagnação de Lula contra Flávio

  5. 5

    Estátua da Liberdade da Havan é pichada em Natal e Luciano Hang oferece recompensa de R$ 10 mil

360x96 Campanha facex.png