A possibilidade Fátima Bezerra não ir para a disputa pelo Senado Federal não muda só os planos do PT. Muda também o cenário da disputa pelo Senado como um todo.
A patricinha bolivariana Natalia Bonavides tem tido muito mais protagonismo e menos rejeição que Fátima Bezerra. Além disso, ela não terá que responder durante a campanha pela crise financeira que deixou para um sucessor. É nitidamente mais forte.
Por outro lado, faz com que a coligação que está sendo montada para deputado federal perca votos significativos. Aí corre o risco de Dr Bernardo, Brisa, Thabatta Pimenta ou Rafael Motta serem mais votadas. Fernando Mineiro deve ficar de fora.
A única coisa que não muda é a situação de Cadu Xavier. Com ou sem Fátima, mesmo tendo causado uma tragédia administrativa no RN, se ele for candidato deverá chegar ao segundo turno com o voto ideológico de Lula.