Rosas di Maria 2
CBF nega camisa vermelha na Seleção Brasileira
esportes

Peças se movem no tabuleiro da sucessão na CBF

 

Muitos reis, em especial da Idade Média, ficaram historicamente conhecidos por seus apelidos peculiares. Ricardo virou Coração de Leão; Ivan se tornou Terrível. Vlad era tão bacana que virou o Empalador. Tivemos Elizabeth, a Rainha Virgem; Sancho, o Gordo; Pedro, o Cru; Carlos, o Enfeitiçado e até Pepino, o Breve, rei dos francos de 752 a 768. que era Breve por ser baixinho.

Como seria se aplicássemos semelhantes alcunhas numa entidade moderna, tipo… a Fifa ou a CBF? Na primeira, estaríamos no meio do governo de Gianni, o Calvo — sucessor de Joseph, o Confuso. Que veio depois de João, o Perene. O primeiro monarca da CBF, em sua configuração atual, teria sido Giulite, o Sério, que governou de 1980 a 1986 e foi sucedido por Otávio, o Velho (1986-1989). A seguir tivemos o reinado de Ricardo, o Longo — que imperou por 23 anos até ser forçado a abdicar em 2012.

A partir daí, o trono se tornou elétrico. O sucessor de Ricardo foi emboscado por tropas estrangeiras. Se viu deserdado, degredado e humilhado: teve até o nome apagado da fachada do castelo. Entrou nos livros como Marin, o Preso (2012-2015). Seu vice, Marco Polo, o Amoroso (2015-2017), escapou do cerco inicial. mas acabou fulminado em sua nau pelos mesmos adversários.

De sua queda emergiu a figura improvável de Nunes, o Emudecido (2017-2019), o regente militar que não podia falar. Por dois anos ele desesperou acólitos ao se aproximar de qualquer microfone. A solução foi Rogério, o Desditoso (2019-2021), que tropeçou nas tentações do poder.

As pardas eminências que tecem realidades se viram sem muitas opções. Optaram por um delfim baiano: Ednaldo, o Curto. Mas a inabilidade do escolhido logo se tornou flagrante. As histórias de seu desconfiado reinado ilustrariam sete volumes. Ele conseguiu ser deposto, reposto, aclamado e ejetado em menos de quatro anos (2021-2025). Para assumir o assento foi pinçado então Samir, da Casa Xaud, soberana eterna da capitania de Roraima.

Samir, o Ungido, deu prumo ao barco, deixando os operadores operarem. Talvez tenha aparecido demais para o paladar de alguns de seus artífices mas assim é a corte. Agora já se especula sobre o futuro — se Samir estenderá seu reinado em 2029 ou se será substituído por Gustavo, o Chanceler… ou Francisco, o Príncipe.

O primeiro, o brasiliense Gustavo Dias, é hoje uma espécie de primeiro-ministro da CBF. O segundo, Francisco Mendes, filho de Gilmar, supremo magistrado, que guarda conhecida influência sobre a entidade. Francisco sempre negou a ambição — mas alguns já falam nele como candidato, talvez para inviabilizá-lo.

É cedo. Há uma Copa agora e outra no ano que vem. A nova gestão produziu vários acertos — como a redução dos estaduais e ajustes na arbitragem. Em fazendo o básico, pareceu colocar o trem nos trilhos. Agora trabalha para retomar o controle das competições — e impedir que os clubes criem uma liga externa. Escaramuças já indicam o conflito com a FFU. A CBF se aproximou da Libra e conta com Palmeiras e Flamengo como aliados. O Grêmio fez que foi para a FFU e acabou ficando — ouvindo conselhos de alta voltagem.

As peças se movem no tabuleiro. O futebol nos ajuda a explicar o Brasil. Nesse tempo de delações, CPIs e desconfortos, é quase interessante observar como anda o espelho.

Gustavo Poli - O Globo

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
BLOG GUSTAVO NEGREIROS - 626x522.png 400x400px.gif 320 x 100px.png GUST_NEGREIROS_REFIS_626x522.gif GUST_NEGREIROS_626x522_CEARA.gif Banner_Iluminacao_400x400px.gif IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

0 comentários para "Peças se movem no tabuleiro da sucessão na CBF"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Morre o cantor Netinho

  2. 2

    Procuradora compartilha fake news sobre Flávio Bolsonaro privatizar praias

  3. 3

    Bomba: O que motivou Vini Jr e Virgínia terminarem

  4. 4

    As pesquisas que o PL vê como decisivas para virada ou estagnação de Lula contra Flávio

  5. 5

    Estátua da Liberdade da Havan é pichada em Natal e Luciano Hang oferece recompensa de R$ 10 mil

360x96 Campanha facex.png