A indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal ganhou força no Senado após mudanças na composição da Comissão de Constituição e Justiça do Senado. O indicado do presidente Lula passou a ter 15 votos favoráveis, um a mais que o mínimo necessário para avançar ao plenário.
A virada no cenário ocorreu com a troca de integrantes da comissão. O senador Sergio Moro deixou o colegiado e foi substituído por Renan Filho, considerado favorável ao governo. Já Cid Gomes deu lugar a Ana Paula Lobato, que também tende a apoiar o nome.
Com isso, o placar passou de 13 votos a favor e 8 contra para 15 a 7. Ainda há senadores indecisos, e o resultado segue considerado apertado. A sabatina está marcada para quarta-feira (29). Se aprovado na comissão, o nome segue para o plenário.
Para ser confirmado no STF, Messias precisa de pelo menos 41 votos entre os 81 senadores, em votação secreta.