O presidente Lula avalia nomear Jorge Messias para o Ministério da Justiça após a rejeição do nome dele ao Supremo Tribunal Federal.
Segundo a CNN Brasil, a movimentação é tratada dentro do governo como uma forma de manter Messias no primeiro escalão e reduzir o desgaste político após a derrota no Senado Federal do Brasil.
A possível nomeação também funcionaria como um gesto de valorização ao aliado e ajudaria a manter o nome dele em evidência para uma eventual nova indicação ao STF no futuro.