Rosas di Maria 2
O advogado-geral da União, Jorge Messias — Foto: Sergio Lima / AFP/31/03/2026
politica

Lula avalia enviar Messias ao Ministério da Justiça: da rejeição no STF ao comando da Polícia Federal

A derrota de Jorge Messias no Senado pode ter fechado a porta do Supremo, mas abriu outra que, politicamente, pode ser ainda mais poderosa. Conforme apuração da CNN Brasil, do blog de Andréia Sadi no G1 e de veículos como o Jornal Passaporte e o portal Bahia.ba, o presidente Lula avalia nomear o advogado-geral da União para o comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a pasta que controla a Polícia Federal.

A movimentação, se confirmada, seria mais do que um "prêmio de consolação". Seria um xeque no tabuleiro do caso Banco Master.

É o que destaca Andréia Sadi: com Messias no Ministério da Justiça, ele teria a PF sob seu comando num momento em que avançam as investigações do caso Master, com potencial de atingir lideranças do Centrão e figuras que articularam contra sua indicação ao STF. No Supremo, o caso está sob a relatoria de André Mendonça, maior aliado de Messias na Corte. A combinação Messias na Justiça e Mendonça no STF criaria um eixo de poder sobre as duas frentes mais sensíveis do escândalo.

A colunista do G1 aponta ainda uma frente específica: uma das investigações da PF trata de aportes de R$ 400 milhões do Instituto de Previdência do Amapá (Amprev) no Banco Master. O então presidente do Amprev, Jocildo Silva Lemos, é aliado de Davi Alcolumbre, o mesmo presidente do Senado acusado de articular a derrota de Messias. A ironia seria cirúrgica: o homem que foi derrubado por Alcolumbre passaria a comandar a investigação que pode atingi-lo.

A pasta é atualmente chefiada por Wellington César Lima e Silva, que assumiu em janeiro e é apadrinhado de Jaques Wagner (PT-BA). Como a colunista Mônica Bergamo, da Folha, já havia revelado, aliados de Lula defendem a saída de Wellington como resposta ao fiasco da votação de Messias, atribuindo parte da responsabilidade a Wagner.

Segundo a CNN Brasil, a avaliação dentro do Planalto é que a nomeação fortaleceria Messias, blindaria sua imagem pública e o manteria em evidência para uma eventual nova indicação ao STF no futuro. Após a rejeição, Messias chegou a dizer a interlocutores que avaliava pedir demissão da AGU por não ver ambiente para continuar no cargo, que exige interlocução direta com ministros do STF e senadores, incluindo aqueles que operaram contra ele. A ida ao Ministério da Justiça resolveria esse impasse: ele deixaria um cargo de articulação institucional para assumir um de poder executivo direto.

O governo ainda não confirmou oficialmente a mudança. Mas o recado já está dado: Lula não pretende deixar Messias no limbo político. A questão agora é se o movimento será lido como reconhecimento de um aliado fiel ou como uma declaração de guerra a quem cruzou o caminho do presidente.

Com informações de Andréia Sadi (G1), CNN Brasil, Jornal Passaporte e portal Bahia.ba.

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
320 x 100px.png 400x400-Adolescencia.png IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif 626x522px.gif 580X400_BANNER.gif Banner_400x400px.gif BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

1 comentários para "Lula avalia enviar Messias ao Ministério da Justiça: da rejeição no STF ao comando da Polícia Federal"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    [VÍDEO] Segurança de Janja agride deputada Divaneide Basílio em evento contra a violência da mulher

  2. 2

    Flávio é rifado pelo pai para evitar que a crise engula toda a família, aponta portal

  3. 3

    Ccondenado pela “Tragédia do Baldo” é preso após mais de 40 anos foragido

  4. 4

    Morre o empresário Ariel Scaff, da tradicional Only Pizza, aos 63 anos

  5. 5

    [VIDEO] Barragem rompe e deixa BR-101 totalmente intransitável

BLOG 360X96.png