Rosas di Maria 2
André Mendonça, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal)  • Rosinei Coutinho/STF
politica

Mendonça monitora pressão, cobra PF e tenta blindar casos Master e INSS

O ministro André Mendonça, do STF (Supremo Tribunal Federal), passará a supervisionar mais de perto os inquéritos da PF (Polícia Federal) que apuram a fraude financeira bilionária do Banco Master e os descontos irregulares de aposentados e pensionistas do INSS.

A menos de cinco meses das eleições, a preocupação do magistrado, relator dos dois processos, é uma eventual interferência e pressão política dentro da PF, além de vazamentos seletivos para serem usados durante a campanha. Mendonça também é vice-presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Os dois casos são encarados como tendo forte potencial de influenciar diretamente a disputa nas urnas, devido às eventuais conexões com autoridades e políticos de diferentes espectros políticos.

Como mostrou a CNN, nos próximos dias Mendonça deve abrir um procedimento para apurar as circunstâncias da troca da coordenação da PF das investigações da fraude do INSS, em que Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, é citado.

A PF decidiu tirar o caso da Divisão de Repressão a Crimes Previdenciários e passá-lo para a Coordenação de Inquéritos em Tribunais Superiores (Cinq). A mudança resultou na saída do delegado Guilherme Figueiredo Silva da coordenação do caso.

O relator considerou insuficiente a explicação da PF para a substituição feita sem que ele tivesse sido comunicado previamente. O magistrado só foi informado da mudança por um advogado de um dos investigados durante uma audiência.

Nesse contexto, Mendonça, nos próximos dias, também deve aumentar o rigor no compartilhamento de informações no inquérito do INSS para restringir o acesso a dados por superiores e blindar a investigação de eventuais pressões políticas.

A compartimentação de informação é uma técnica adotada como padrão por Mendonça, tanto no caso do INSS quanto no caso Master. O objetivo é proteger as informações e evitar vazamentos ao permitir que apenas investigadores diretamente ligados às diligências tomem conhecimento dos dados.

CNN Brasil

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
BLOG GUSTAVO NEGREIROS - 626x522.png 400x400px.gif 320 x 100px.png GUST_NEGREIROS_REFIS_626x522.gif GUST_NEGREIROS_626x522_CEARA.gif Banner_Iluminacao_400x400px.gif IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

1 comentários para "Mendonça monitora pressão, cobra PF e tenta blindar casos Master e INSS"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Morre o cantor Netinho

  2. 2

    Procuradora compartilha fake news sobre Flávio Bolsonaro privatizar praias

  3. 3

    Bomba: O que motivou Vini Jr e Virgínia terminarem

  4. 4

    As pesquisas que o PL vê como decisivas para virada ou estagnação de Lula contra Flávio

  5. 5

    Estátua da Liberdade da Havan é pichada em Natal e Luciano Hang oferece recompensa de R$ 10 mil

360x96 Campanha facex.png