Rosas di Maria 2
Flávio Rocha
politica

Flávio Rocha reaparece e afirma que fim da escala 6x1 vai gerar inflação e cortar empregos

O empresário Flávio Rocha, presidente do Conselho de Administração do Grupo Guararapes, controlador da Riachuelo, afirmou no sábado (23) que o fim da escala 6x1 terá impacto direto sobre os preços e o emprego no Brasil. A declaração foi feita durante o Fórum Brasil 2026, no Guarujá (SP).

Segundo Rocha, projeções internas da companhia estimam aumento geral de 13% nos custos. No varejo, setor mais intensivo em mão de obra, o impacto chegaria a 20%. "Isso vai precisar ser repassado aos preços, para preservar margens, ou levará à redução do número de empregados", afirmou ao Estadão.

O empresário argumentou que a escala 5x2 já é adotada voluntariamente por grande parte das empresas e que transformá-la em regra geral engessaria setores que dependem de flexibilidade, como indústria, restaurantes e salões de beleza. Para ele, a mudança deveria vir de negociação entre empregadores e empregados, não de imposição legislativa.

A fala ganha contorno político. Rocha se filiou ao partido Novo em abril e é pré-candidato ao Senado pelo Rio Grande do Norte em 2026. Pesquisa Metadata/Grupo Dial de 13 de maio já o incluiu no levantamento estimulado, onde apareceu com 3,3%, em empate técnico com o Coronel Hélio (PL), que registrou 4,7%.

O Novo apresenta Rocha como um nome de pauta econômica e liberal, buscando diferenciá-lo da polarização ideológica no estado. Ao se posicionar contra uma bandeira do governo Lula com forte apelo popular, o dono da Riachuelo demarca seu território: à direita, com discurso ancorado na defesa do livre mercado e do setor produtivo.

A proposta de fim da escala 6x1 segue em tramitação no Congresso. O presidente Lula e o presidente da Câmara, Hugo Motta, devem se reunir para definir o cronograma de transição da medida.

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
Banner_Intercabio_400x400px.gif 400x400-Adolescencia.png banner-natal-626x522px.gif BANNER-DC-CM---626x522px.gif 626x522px (2).gif IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif Sicredi-Banners-web-300x250px.gif BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

2 comentários para "Flávio Rocha reaparece e afirma que fim da escala 6x1 vai gerar inflação e cortar empregos"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Marido de vereadora é morto a tiros em cidade do RN

  2. 2

    Rudimar Ramon deixa a campanha de Allyson

  3. 3

    [VÍDEO] Acidente grave entre carreta e carros na BR-406

  4. 4

    A coisa apertou no Centro Administrativo

  5. 5

    PF investiga Virgínia Fonseca por lavagem de dinheiro após alertas do Coaf sobre R$ 21 milhões em transações atípicas

photomobile.jpg