Rosas di Maria 2
Veja o que a PF investiga na relação entre Castro e Vorcaro
politica

Veja o que a PF investiga na relação entre Castro e Vorcaro

O ex-governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro (PL) e o dono do extinto Banco Master, Daniel Vorcaro, mantinham, de acordo com investigação da PF (Polícia Federal), um vínculo pessoal estreito, que possibilitou aplicações de cerca de R$ 3 bilhões de um fundo previdenciário do estado, o RioPrevidência, em fundos de investimentos do Master.

A apuração da PF, tornada pública com a deflagração da oitava fase da operação Compliance Zero, na terça-feira (26), aponta que a relação entre o ex-governador e o ex-banqueiro era "caracterizada por encontros frequentes, inclusive em ambientes privados e no exterior, custeados pelo banqueiro, com elevada coincidência temporal em relação aos aportes bilionários do RioPrevidência".

A operação que investiga crimes relacionados às fraudes do Master cumpriu dez mandados de buscas e apreensão mirando Castro e outros sete alvos.

Nomeações de Castro facilitaram esquema
Segundo a investigação, a suposta proximidade dos alvos possibilitou a nomeação de dirigentes que facilitaram os investimentos.

"Esse relacionamento teria viabilizado o alinhamento político necessário para a liberação dos investimentos, bem como a nomeação estratégica de dirigentes do RioPrevidência em cargos-chave [.], assegurando que as decisões de credenciamento e de aplicação de recursos previdenciários fossem conduzidas em desconformidade com a política de investimentos e com as normas regulatórias, mas em consonância com os interesses do Banco Master", aponta o documento que autorizou a operação, de autoria do minstro do STF (Supremo Tribunal Federal) André Mendonça.

A ação contra Castro também é justificada no parecer devido à "continuidade das aplicações mesmo diante de alertas formais de órgãos de controle e pareceres técnicos desfavoráveis".

De acordo com a PF, a gestão ignorou os avisos formais, o que viabilizou a manutenção do "fluxo de recursos públicos para operações classificadas como temerárias e desprovidas de justificativa técnica".

CNN Brasil

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
Banner_Intercabio_400x400px.gif 400x400-Adolescencia.png banner-natal-626x522px.gif BANNER-DC-CM---626x522px.gif 626x522px (2).gif IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif Sicredi-Banners-web-300x250px.gif BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

0 comentários para "Veja o que a PF investiga na relação entre Castro e Vorcaro"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Marido de vereadora é morto a tiros em cidade do RN

  2. 2

    Rudimar Ramon deixa a campanha de Allyson

  3. 3

    [VÍDEO] Acidente grave entre carreta e carros na BR-406

  4. 4

    A coisa apertou no Centro Administrativo

  5. 5

    Festival de Inverno da Serra de São Bento apresenta programação; Dorgival, Vanessa da Mata, Só pra Contrariar e Henry Freitas confirmados

photomobile.jpg