A inflação está batendo mais forte justamente onde Lula sempre teve mais apoio: o Nordeste.
Comida, aluguel, gasolina, gás… tudo subindo, e subindo mais do que no resto do país.
Na prática, o básico ficou mais caro. Segundo informações do O Globo, a cesta básica disparou em várias capitais da região, com alta puxada por feijão, carne e leite. Em alguns lugares, o feijão já subiu mais de 20% no ano.
O combustível também pesa. A gasolina saiu da faixa dos R$ 6 para perto dos R$ 7. E quando o combustível sobe, o resto vai junto.
O problema é maior porque a renda na região é menor. Ou seja, qualquer aumento pesa mais no bolso.
E tem mais: aluguel também disparando. Natal, Recife e João Pessoa estão entre as capitais com maiores altas.
Enquanto isso, o governo segue no discurso, prometendo programa, solução, ajuda. Mas no dia a dia, o eleitor sente outra coisa.
E aí começa a mudar o humor justamente no principal reduto eleitoral de Lula. Porque promessa não enche carrinho de supermercado. Lula e o PT vivem de enganar os mais pobres.