A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal formou maioria nesta sexta-feira (8) para manter no cargo o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, investigado por suspeita de desvio de recursos públicos na área da saúde.
Os ministros Kassio Nunes Marques, Dias Toffoli e André Mendonça votaram para confirmar a decisão que autorizou o retorno do prefeito ao cargo. Ainda faltam os votos de Luiz Fux e Gilmar Mendes.
Conhecido nas redes sociais pelos vídeos no TikTok, Rodrigo Manga estava afastado desde novembro de 2025 após ser alvo da Operação Copia e Cola, da Polícia Federal, que investiga suspeitas de corrupção, fraude em licitação, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
A defesa do prefeito afirma que não havia motivos para o afastamento e diz que ele provará inocência durante o andamento do processo.