O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, anunciou que deixará o cargo de premier e renunciará à liderança do Partido Trabalhista. Em discurso na manhã desta segunda-feira, afirmou que tomou a decisão após concluir que a principal questão colocada por integrantes da legenda era se ele continuava sendo a pessoa mais adequada para conduzir o partido até a próxima eleição geral.
Segundo Starmer, ele "ouviu a resposta" e "aceita essa resposta com serenidade".
O premier disse que todas as decisões tomadas durante sua liderança tiveram o objetivo de "colocar em primeiro lugar o país que ama".
Starmer informou que conversou com o rei durante a manhã, antes de comunicar sua decisão. Também afirmou que pediu ao Comitê Executivo Nacional do Partido Trabalhista que defina um cronograma para a eleição da nova liderança.
As inscrições para a disputa estão previstas para começar em 9 de julho, e o processo deverá ser ser concluído antes do recesso de verão, permitindo que o novo líder assuma o cargo antes da retomada dos trabalhos do Parlamento, em setembro.
Até a escolha do sucessor, Starmer permanecerá como primeiro-ministro.
Ele também declarou que fará o que estiver a seu alcance para garantir uma transição organizada e se dispôs a dar total apoio ao novo chefe de governo. Também afirmou que entregará ao sucessor um Reino Unido mais forte e mais justo do que o de dois anos atrás.
O Globo