Um dos celulares apreendidos na última fase da Operação Compliance Zero tem provocado apreensão entre integrantes do PT e até do Tribunal de Justiça da Bahia: o do publicitário Guilherme Sodré.
Conhecido como “Guiga”, Sodré é pai do secretário de Meio Ambiente da Bahia, Eduardo Sodré, enteado do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA). Tanto o empresário quanto o senador e o filho foram alvos da Polícia Federal na quinta-feira (18).
Figura conhecida nos bastidores do Tribunal de Justiça da Bahia, Guilherme Sodré é casado com a desembargadora Maria de Lourdes Pinho Medauar, integrante da Corte.
Suspeito de atuar como lobista de empresas na Corte, Sodré já era conhecido da Polícia Federal por seu envolvimento em outro escândalo que alcançou banqueiros e políticos.
Segundo apurou a coluna de Milena Teixeira, no Metrópoles, desta vez a preocupação em torno do conteúdo do celular apreendido é grande e vai muito além do meio político. O receio alcança integrantes do Judiciário baiano e também empresários do Nordeste.
De acordo com relatos, Sodré é apontado como um dos principais personagens na rede de relações ligada ao Banco Master, especialmente com o banqueiro Augusto Lima. A ele é atribuída, por exemplo, a articulação de contratos envolvendo a florista Bonnie de Bonilha, esposa de Eduardo Sodré.
A BN Financeira, empresa da qual Bonnie é sócia, firmou um contrato de R$ 12 milhões com a instituição financeira comandada por Daniel Vorcaro.