O Brasil ultrapassou neste sábado (27) a marca de R$ 2 trilhões em impostos arrecadados desde o início de 2026, segundo o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). É a primeira vez que o painel registra esse volume de arrecadação ainda no primeiro semestre do ano. Em 2025, a marca foi alcançada em 3 de julho, enquanto em 2024 isso ocorreu apenas em 24 de julho.
De acordo com a ACSP, o avanço da arrecadação é resultado da combinação entre o crescimento da atividade econômica, a inflação e mudanças tributárias adotadas nos últimos anos, como a tributação de fundos exclusivos e offshores, a retomada da cobrança sobre combustíveis, a reoneração da folha de pagamentos, o aumento do IOF e a tributação das apostas esportivas.
Apesar do recorde, a entidade alerta que o crescimento das despesas públicas continua pressionando as contas do país. Segundo a plataforma Gasto Brasil, os gastos não financeiros do setor público já se aproximam de R$ 2,7 trilhões em 2026. Para a ACSP, o principal desafio fiscal segue sendo o aumento das despesas em ritmo superior ao da arrecadação.