As equipes brasileiras enviadas para auxiliar no resgate das vítimas dos terremotos na Venezuela intensificaram as buscas por sobreviventes com o apoio de bombeiros, cães farejadores e técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que utilizam equipamentos para detectar sinais de celulares sob os escombros. A missão reúne cerca de 130 agentes brasileiros e atua em conjunto com equipes internacionais desde sexta-feira (26).
Segundo o chefe da missão brasileira, Armin Braun, as primeiras 72 horas são decisivas, mas ainda é possível encontrar pessoas com vida dias após o desastre, principalmente se houver acesso à água e espaços de sobrevivência entre os escombros. Além das buscas, o Brasil instalou um hospital de campanha e presta assistência humanitária às vítimas.
Os terremotos de magnitudes 7,5 e 7,2 atingiram a Venezuela na quarta-feira (24), provocando destruição em Caracas e outras cidades. O balanço mais recente aponta 1.430 mortos, mais de 3 mil feridos e 3.100 desabrigados. Entre as vítimas estão dois brasileiros: Vanessa Zacarias da Silva, de 44 anos, e o pastor Romildo Batista de Lima, de 69 anos. Organismos internacionais estimam que mais de 50 mil pessoas ainda estejam desaparecidas.