Rosas di Maria 2
4-11.webp
seguranca

Nordeste responde por uma em cada três armas apreendidas no país em 2025

A região Nordeste do Brasil está cada vez mais armada. Em 2025, uma de cada três armas apreendidas no país veio da região. Há quatro anos, em 2021, a proporção era bem menor: apenas uma em cada quatro (25%).

A notícia é do Metrópoles. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a região Nordeste abriga 26,9% da população brasileira. Os dados são do estudo A Nova Cadeia de Suprimentos do Crime: flexibilização, armas de maior poder de fogo e a “substituição de importações” no mercado ilícito brasileiro, dos pesquisadores Bruno Langeani e Carolina de Mattos Ricardo, do Instituto Sou da Paz.

O estudo foi publicado pelo Ministério da Justiça como parte da coleção Pensando o Direito. Enquanto o Nordeste avançou na apreensão de armas, o Sudeste perdeu importância nesse tipo de delito. Em 2021, a região mais populosa do país respondia por 41% das apreensões. Em 2025, caiu para 36%.

Armamento ficou mais pesado

Outro achado importante dos pesquisadores é que o armamento apreendido se tornou mais sofisticado e mais pesado. Os revólveres, que representavam 38,6% das apreensões em 2021, caíram para 33,5% em 2025.

Já as pistolas — em geral mais caras e com disparo mais rápido — aumentaram a participação de 20,7% para 27,8%. Os fuzis também ampliaram a fatia, de apenas 0,7% para 2%.

Em relação aos fuzis, alguns estados registraram um aumento relevante no número de armas apreendidas entre 2021 e 2024: Bahia (400%), Pará (360%), Ceará (263%), Espírito Santo (212%) e Rio de Janeiro (159%).

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
400x400px.gif BLOG GUSTAVO NEGREIROS - 626x522.png 580X400_BANNER.gif 320 x 100px.png IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

0 comentários para "Nordeste responde por uma em cada três armas apreendidas no país em 2025"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    PF pelas ruas de Candelária

  2. 2

    Um novo personagem agita a defesa de Daniel Vorcaro

  3. 3

    [VÍDEO] Fúlvio rompe com Allyson Bezerra

  4. 4

    A condição que Michelle Bolsonaro impôs para fazer as pazes com Flávio

  5. 5

    Decisão de Moraes pode "prender" Michelle em casa e impedi-la de fazer campanha para o Senado

BLOG 360X96.png