Rosas di Maria 2
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante apresentação no Palácio do Planalto — Foto: Cristiano Mariz/Agência O GLOBO
politica

Urgente: Lula é condenado na Justiça Eleitoral por propaganda antecipada

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) condenou nesta terça-feira (28) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao pagamento de multa de R$ 15 mil por propaganda eleitoral antecipada. A notícia é do R7. 
 
A decisão proferida pelo juiz Ronnie Hebert Barros Soares acatou parcialmente o parecer da PRE-SP (Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo) após ação movida pelo partido Missão.

Na queixa, questionou-se uma fala do mandatário em que pedia votos às candidatas ao Senado Marina Silva (Rede) e Simone Tebet (MDB) durante evento de lançamento do programa Move Brasil em 19 de maio deste ano.

“não tenham nenhuma preocupação de reivindicar, sabe? Vá atrás do Boulos, se ele não atender vocês, vá atrás do Alckmin. Se ele não atender vocês, vá atrás, não da Janja; do Ministro do Comércio. Vá atrás do Sidônio, do Aluísio, só não mexam com a Janja. Não mexam. E nem com a Simone nem com a Marina. O que vocês podem fazer com elas um dia, é dar voto para as duas, só isso. Um dia, sabe? (.)”, declarou Lula à época.

Além do pagamento da multa baseada no art. 36 da Lei n.º 9.504/97 — que define os critérios da propaganda eleitoral —, também foi determinada a remoção do vídeo do discurso no YouTube.

No entanto, a decisão do magistrado considerou improcedente o pedido do Missão de punição contra Simone e Marina. A decisão explica que não há provas de que ambas sabiam previamente do conteúdo do discurso de Lula ou exerceram qualquer controle na fala.

"A mera circunstância de terem sido mencionadas na fala e de estarem presentes no evento não autoriza a conclusão de que anuíram com o conteúdo da manifestação", diz a decisão.

Já no caso do chefe do Executivo, o juiz argumenta que a fala não justifica a imposição da punição mais grave, que poderia ser de R$ 25 mil. Porém, é ressaltado que o agravante da conduta, dado o cargo que Lula ocupa com seu alcance e repercussão.

"Embora a infração não justifique a imposição da sanção em seu patamar máximo, a gravidade da conduta é acentuada pelo fato de o pedido explícito de voto ter sido proferido pelo Presidente da República em evento oficial e no exercício do cargo, circunstância que amplia o alcance e a repercussão da manifestação", completa.

A CNN Brasil procurou o Palácio do Planalto para comentar a decisão, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto.

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
400x400px.gif BLOG GUSTAVO NEGREIROS - 626x522.png 580X400_BANNER.gif 320 x 100px.png IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

3 comentários para "Urgente: Lula é condenado na Justiça Eleitoral por propaganda antecipada"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    [VIDEO] Policiais se disfarçam de banhistas e prendem assassino em praia paradisíaca do RN

  2. 2

    Turnê da Xuxa, aos 63 anos, vira polêmica

  3. 3

    O nervosismo de Daniel Vorcaro na prisão

  4. 4

    A teoria da conspiração que Nunes Marques alimenta sobre as eleições

  5. 5

    Cadu despreza Fátima?

BLOG 360X96.png