Rosas di Maria 2
Lula EUA — Foto: Saul Loeb/AFP
politica

Itamaraty vê risco de “uso da força militar” dos EUA após decisão sobre PCC e CV

O Ministério das Relações Exteriores afirmou que a decisão dos Estados Unidos de classificar o PCC e o Comando Vermelho como organizações terroristas pode abrir espaço para medidas unilaterais contra o Brasil, incluindo, em último caso, o risco de uso da força militar em território nacional. A avaliação consta em documento enviado à Câmara dos Deputados e assinado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

No texto, o chanceler afirma que a classificação pode permitir que autoridades americanas adotem medidas administrativas e judiciais de caráter extraterritorial contra pessoas, empresas e organizações brasileiras, mesmo sem vínculos diretos com os Estados Unidos. Segundo Mauro Vieira, isso pode gerar impactos nas áreas financeira, migratória e penal, além de criar a possibilidade de ações militares com base na legislação antiterrorismo americana.

Com a medida adotada por Washington, PCC e CV passam a integrar a lista de organizações terroristas estrangeiras dos Estados Unidos. A classificação permite o congelamento de ativos sob jurisdição americana, restrições migratórias e sanções contra pessoas ou empresas que sejam identificadas como apoiadoras ou financiadoras das facções criminosas.

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
BLOG GUSTAVO NEGREIROS - 626x522.png 400x400px.gif 320 x 100px.png GUST_NEGREIROS_REFIS_626x522.gif GUST_NEGREIROS_626x522_CEARA.gif Banner_Iluminacao_400x400px.gif IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

4 comentários para "Itamaraty vê risco de “uso da força militar” dos EUA após decisão sobre PCC e CV"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Morre o cantor Netinho

  2. 2

    Procuradora compartilha fake news sobre Flávio Bolsonaro privatizar praias

  3. 3

    As pesquisas que o PL vê como decisivas para virada ou estagnação de Lula contra Flávio

  4. 4

    Bomba: O que motivou Vini Jr e Virgínia terminarem

  5. 5

    Estátua da Liberdade da Havan é pichada em Natal e Luciano Hang oferece recompensa de R$ 10 mil

360x96 Campanha facex.png