O Supremo Tribunal Federal abriu nesta terça-feira (18) a ação penal contra o pastor Silas Malafaiapor suposta prática do crime de injúria contra o comandante do Exército, Tomás Miguel Paiva.
A denúncia foi apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) após declarações feitas por Malafaia durante uma manifestação bolsonarista na Avenida Paulista, em abril de 2025. Na ocasião, o pastor criticou integrantes do Alto Comando do Exército e os chamou de “frouxos” e “covardes”. As declarações também foram publicadas nas redes sociais.
Em abril, a Primeira Turma do STF decidiu receber a denúncia apenas pelo crime de injúria, e não por calúnia. O julgamento terminou empatado em 2 a 2: Alexandre de Moraes e Flávio Dino votaram pelo recebimento pelos dois crimes, enquanto Cristiano Zanin e Cármen Lúcia entenderam que havia elementos apenas para a acusação de injúria. Com isso, prevaleceu a decisão mais favorável ao acusado.
Com informações do O Antagonista