O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, afirmou nesta segunda-feira (24) que o atual modelo eleitoral brasileiro “faliu”. Segundo ele, o sistema produz candidatos e eleitos com pouca vinculação partidária e que estariam mais preocupados em produzir conteúdo nas redes sociais do que em discutir projetos no Congresso. Veja no vídeo abaixo:
“Esse modelo eleitoral faliu, porque produz candidatos e eleitos que não têm vinculação a partidos, que se preocupam muito mais em ficar fazendo live da Câmara do que discutir o projeto que está sendo votado”, afirmou Moraes durante evento no Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP).
O ministro defendeu uma reforma das regras eleitorais como forma de fortalecer as instituições. Moraes também afirmou que é necessário reforçar a segurança institucional, jurídica e pública para garantir a manutenção da democracia. Segundo ele, o Brasil conseguiu superar crises como dois processos de impeachment e os ataques de 8 de janeiro por causa dos mecanismos previstos na Constituição.