O candidato à Presidência Augusto Cury (Avante) defendeu o uso de inteligência artificial e outras tecnologias para enfrentar problemas do país durante sabatina no Jornal Nacional, neste sábado (29). Entre as propostas apresentadas estão a criação de uma estrutura no governo dedicada à inteligência artificial, o uso de drones no combate ao feminicídio e a ampliação da telemedicina no SUS.
Na área administrativa, Cury afirmou que pretende reduzir o número de ministérios e cortar cerca de 50 mil cargos comissionados. Para compensar a redução de funcionários, propôs digitalizar a máquina pública e ampliar o uso de inteligência artificial. O candidato também defendeu a formação de pelo menos 10 mil jovens em doutorados na área de IA, além da criação de uma secretaria executiva voltada à tecnologia e à robótica.
Para combater o feminicídio, Cury propôs um aplicativo de celular com botão de alerta para mulheres em situação de ameaça. Segundo ele, o acionamento enviaria a localização para a delegacia mais próxima. O candidato também sugeriu o uso de drones com inteligência artificial e sirenes para auxiliar no atendimento às ocorrências. Na saúde, defendeu que cerca de 80% das consultas básicas do SUS sejam realizadas por teleatendimento, com suporte de inteligência artificial e atendimento médico 24 horas.
Com informações do Metrópoles