O Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF) marcou para o dia 25 de setembro de 2026 a análise do procedimento interno que avalia as menções ao Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, em mensagens extraídas do celular do ex-banqueiro Daniel Vorcaro, dono do antigo Banco Master. De acordo com o analista de política Teo Cury, a revelação desse material resultou em um incômodo dentro do Conselho.
A notícia é da CNN Brasil. "Os integrantes do Conselho com os quais eu conversei relataram surpresa, incômodo e desconforto com as mensagens", afirmou Cury durante o Live CNN desta segunda-feira (21).
Entenda a sessão do CSMPF
A sessão extraordinária do dia 25/9 está prevista para ter início às 10 horas da manhã. O Conselho Superior é o órgão máximo de deliberação dentro do Ministério Público Federal e é formado por dez subprocuradores, sendo presidido pelo próprio Gonet. A vice-presidência do conselho é ocupada por Nicolau Dino, irmão de Flávio Dino.
"A gestão de Paulo Gonet tem dois votos nesse conselho, do próprio PGR e do vice-procurador da República, Hindenburgo Chateaubriand. São votos garantidos a favor do PGR", detalhou Cury.
O subprocurador Francisco de Assis Sanseverino é o relator do caso e os demais colegas vão analisar se há elementos que apontem indícios de crimes supostamente praticados por Gonet.