O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, acompanhou o presidente Lula em 19 das 47 viagens internacionais realizadas pelo petista no terceiro mandato. Ao todo, foram 81 dias de viagens e 20 países visitados, segundo levantamento do Poder360 com base em dados obtidos pela Lei de Acesso à Informação.
A presença de Andrei na comitiva presidencial aumentou ao longo do mandato. Em 2023, ele acompanhou Lula em 23 das 62 viagens internacionais. Já em 2026, esteve em 20 das 21 viagens do presidente. A PF afirma que, além de acompanhar Lula, o diretor mantém uma agenda própria de reuniões com autoridades policiais e organizações internacionais.
Segundo a corporação, as viagens resultaram na assinatura de 7 instrumentos de cooperação internacional, 3 memorandos de entendimento e 4 cartas de intenção. A proximidade entre Lula e Andrei é anterior ao governo: o atual diretor da PF comandou a segurança do petista durante a campanha presidencial de 2022.