O ministro André Mendonça, do STF, determinou nesta terça-feira (8) o fim do uso de tornozeleira eletrônica por Ahmed Mohamad Oliveira Andrade (José Carlos Oliveira), ex-ministro do Trabalho de Jair Bolsonaro e ex-presidente do INSS. A decisão atende a um pedido da Procuradoria-Geral da República no inquérito que investiga descontos irregulares em benefícios previdenciários.
Com a retirada do equipamento, o ex-ministro terá de entregar o passaporte em até 24 horas e fica proibido de deixar o país e de manter contato com outros investigados. Segundo a PGR, não há registro de que Ahmed tenha adotado medidas para atrapalhar as investigações.
Ahmed foi preso em novembro do ano passado e é apontado pela PF como peça relevante no esquema investigado. As apurações citam os codinomes “Yasser” e “São Paulo” e apontam um repasse de R$ 100 mil vinculado a ele em uma planilha de fevereiro de 2023. O ex-ministro nega as acusações.
Com informações do O Antagonista