Em comemoração ao Dia Mundial do Escoteiro, celebrado em 23 de abril, a Câmara Municipal de Natal realizou uma Sessão Solene especial para homenagear o trabalho e a dedicação dos escoteiros e escotistas que atuam na formação de jovens cidadãos. O evento reuniu 350 pessoas e foi realizado no plenário e no pátio central da Câmara Municipal, com autoridades como o Prefeito de Natal, Paulinho Freire, o secretário de Educação de Natal, Aldo Fernandes, o Deputado Estadual, Hermano Morais, O Presidente da Uniao dos Escoteiros do Brasil no RN, Flávio Ribeiro e representantes de grupos escoteiros. A solenidade foi proposta pelo vereador Pedro Henrique que é escoteiro e reconhece o papel fundamental do escotismo na promoção de valores como cidadania, responsabilidade, solidariedade e respeito à natureza.
Durante a sessão, foram entregues homenagens aos grupos e personalidades ligadas ao movimento escoteiro. A meta é valorizar o trabalho desenvolvido nas bases do escotismo, que há mais de um século forma líderes comprometidos com a construção de um mundo melhor.
Pedro Henrique declarou que a noite foi memorável. Falou do sonho concretizado e da honra em ocupar uma cadeira na Câmara de vereadores, assim como um dos fundadores do escotismo no RN há 75 anos, O Professor Luiz Soares. Também destacou as benfeitorias do Escotismo na Capital, alem da força da política pública eficiente. Outro ponto em destaque foi o Programa Escotismo nas Escolas. “Necessitamos implantar o Programa Escotismo nas escolas em Natal. A meta é a inserção no contra turno escolar para crianças e jovens para a formação de caráter e valores como disciplina, respeito, responsabilidade e honestidade, o incentivo ao trabalho em equipe, liderança e o protagonismo juvenil, destaca PH.
O prefeito de Natal, Paulinho Freire enfatizou que o escotismo tem um papel muito relevante como política pública de apoio à juventude. “O movimento escoteiro é uma ferramenta estratégica de transformação social e desenvolvimento juvenil. Nós estamos aqui para apoiar e fortalecer o escotismo na nossa capital”, salientou o chefe do executivo municipal.