A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), por meio do Setor de Controle de Atividades de Feiras, em parceria com o Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), realizou, nesta quinta-feira (24), uma nova ação de fiscalização e aferição de balanças utilizadas por feirantes na feira livre do bairro Planalto, zona Oeste de Natal. A operação faz parte de um trabalho contínuo e técnico, iniciado no ano passado, que já percorreu outras importantes feiras da cidade, como  do Alecrim, Carrasco e Parque dos Coqueiros.

A iniciativa visa garantir transparência, segurança e defesa do consumidor, assegurando que os pesos cobrados pelos produtos estejam corretos e que os feirantes também não sejam prejudicados por falhas nos equipamentos. Na ação desta quinta-feira, inclusive, foram identificadas situações em que o prejuízo estava sendo sofrido pelo próprio feirante, o que reforça a importância das inspeções.

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Felipe Alves, ressalta que esse é um trabalho de cooperação técnica realizado com o IPEM desde o ano passado. "Como é uma atribuição deles aferir pesos e medidas, nós da Semsur damos suporte, acompanhamos e ajudamos a esclarecer dúvidas no ambiente da feira. É uma ação que fortalece a confiança do consumidor e protege também o trabalhador que está ali comercializando com honestidade”, detalhou.

A proposta das ações é ampliar o alcance da operação para outras feiras livres da cidade ao longo do ano, promovendo mais lisura nas relações comerciais e reforçando o compromisso da gestão com a qualidade e o ordenamento dos espaços públicos de comércio popular.

Confira os dias, locais e horários das feiras livres da capital potiguar AQUI