A primeira-dama Janja gerou uma crise nacional, mas não pela pergunta feita sobre o Tiktok e sim por causa do vazamento dessa tal pergunta. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está revoltado com os ministros e a imprensa nacional já apontou que o clima "azedou", dele com a comitiva.
Na terça-feira (13), Lula afirmou que foi Janja quem pediu a palavra durante uma reunião com o presidente da China, Xi Jinping, para falar sobre o TikTok. Em entrevista coletiva em Pequim, o presidente comentou se a primeira-dama teria de fato se dirigido a Xi para tratar da plataforma.
O petista fez questão de dar um puxão de orelha nos ministros. Apesar de não citar nomes, mencionou cargos. Segundo Lula, Janja não tocou em nenhum ponto que pudesse constranger o líder chinês.
Para a imprensa, Lula já tinha deixado claro que ficou chateado: “Primeira coisa que eu acho estranho é como essa pergunta chegou à imprensa, porque estavam só meus ministros lá. Então, alguém teve a pachorra de ligar para alguém e contar uma conversa que aconteceu durante o jantar — algo muito, muito confidencial e pessoal”.