Kelps Lima tem coragem de mamar em onça, realmente. Em plena investigação sobre desvio no INSS, o ex-deputado disse que conversou com Abraão Lincoln, presidente da CBPA, uma das instituições investigadas no desvio do dinheiro dos aposentados.
A declaração foi dada em entrevista ao 12 em Ponto, da 98 FM. Kelps falou que conversou com Rafael Mota, Carlos Eduardo e Abraão Lincol. Tulio Lemos ainda brincou: e Abraão escapa desse negócio? "Ele é apto para ser candidato? Se ele não for habilitado, ele não é candidato", respondeu Kelps, que ainda citou que ele é um dos maiores líderes da pesca do Brasil e muito conhecido no interior. Para esse povo, é voto que importa.
A Confederação Brasileira de Pesca e Aquicultura (CBPA) é uma dos alvos da apuração do INSS sobre os desvios bilionários da aposentadoria. Ele é presidente de lá. Além disso, já foi preso por suspeita de fraude e se tornou réu em 2024.
A entidade recebeu R$ 99 milhões a partir de 2023, tirando proveito da inserção de dados em massa no sistema da Dataprev — operação que, segundo a Controladoria-Geral da União (CGU), transformou o INSS em uma “indústria de descontos indevidos”.
“Há fortes indícios de que esta lista apresentada ao INSS/Dataprev é falsa, contendo pessoas (muitas residentes em área rural) que não autorizaram o desconto associativo”, diz o relatório da PF.