Reportagem do Metrópoles aponta que gravações telefônicas revelam como um correspondente do banco BMG citado na operação da Polícia Federal contra o esquema bilionário de descontos indevidos em aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social enganou aposentados com o objetivo de obter a confirmação de seus dados e declarações de aceite para fraudar desde empréstimos consignados até filiações a associações envolvidas na farra do INSS, revelada pelo Metrópoles.
Ex-funcionários da Balcão das Oportunidades, que é correspondente do BMG na venda de produtos financeiros, relataram à reportagem que atendentes da empresa ligam para aposentados com a falsa promessa de redução de juros, ou mesmo estorno de valores indevidos, para, em seguida, editar a gravação e fazer montagens nas quais os beneficiários do INSS aparecem dando “sim” a filiações a sindicatos e associações ou aval a novos consignados.
O Metrópoles obteve acesso a quatro áudios nos quais funcionários da Balcão das Oportunidades dizem aos aposentados que eles têm a receber um valor de pouco mais de R$ 200 como estorno de juros mal calculados.
Nessas conversas, os atendentes demonstram ter dados pessoais e até de contas em outros bancos nos quais as vítimas são correntistas. Após ouvir um áudio enviado pela reportagem, o BMG suspendeu o contrato com a empresa e afirmou que repudia a abordagem feita por seus atendentes.
Como funciona o golpe
Nas gravações, os aposentados são incentivados pelo atendente da Balcão das Oportunidades a aceitar um valor que teria a receber do banco BMG e confirmar seus dados.
Segundo fontes que forneceram esses áudios à reportagem, a etapa seguinte é editar a gravação para fazer parecer que as vítimas aceitaram novos empréstimos consignados ou filiações a entidades da farra dos descontos e a clubes de benefícios.
O Metrópoles não teve acesso às versões editadas das gravações, mas identificou ao menos um caso em que uma aposentada aceitou o suposto estorno e acabou sendo cobrada pelo BMG no mesmo valor, como se ela tivesse contraído um empréstimo consignado.
“Um valor a receber”
Trata-se do caso da aposentada Maria do Carmo Gonçalves Lara, de 77 anos. Ela recebeu a ligação de uma atendente da Balcão das Oportunidades que disse ser do BMG. “Tô ligando para a senhora, porque a senhora tem um valor a receber do banco, vou explicar. Há um tempo, a senhora fez um empréstimo consignado com a gente e o banco não depositou tudo o que a senhora tinha direito de receber, porque os juros estavam muito altos e tudo mais”, inicia a atendente.