O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e o banqueiro André Esteves, dono do BTG Pactual, restabeleceram canais de diálogo após um período de distanciamento. O rompimento entre os dois vinha se arrastando desde abril do ano passado, motivado por desentendimentos institucionais. Na ocasião, o ministro passou a atribuir ao empresário a responsabilidade pelo vazamento de reportagens que apontavam conflitos de interesse envolvendo o Banco Master.
A crise original foi desencadeada por uma matéria assinada pela jornalista Malu Gaspar, que trazia a cópia de um contrato de R$ 129 milhões associado à esposa do ministro com a referida instituição financeira. O episódio gerou forte descontentamento no gabinete do magistrado, uma vez que André Esteves despontava no cenário da Faria Lima como um dos principais opositores da condução de negócios praticada pela liderança do Banco Master. A divulgação dos documentos foi interpretada na época como um movimento estratégico dentro da disputa de mercado.
A reconciliação foi costurada por agentes políticos, tendo o ex-presidente Michel Temer como principal mediador dos encontros que selaram o acordo. A consolidação dessa reaproximação ficou evidente na última semana, quando Moraes e Esteves foram vistos juntos mantendo uma postura harmônica durante o fórum jurídico promovido pelo ministro Gilmar Mendes, em Barcelona. A retomada das relações entre o integrante da Suprema Corte e o setor financeiro acende alertas sobre a independência das decisões em pautas de relevância econômica nacional.