Isso você não verá na grande imprensa: Brasil tem menor número de mortes por arma de fogo desde 1999

14/09/2020 às 16:02


Esta informação você dificilmente vai ver em algum dos grandes veículos nacionais de imprensa: o Brasil teve o menor número de mortes por arma de fogo desde o início da série histórica, ou seja, 1999. A informação é baseada em registros de homicídios do Sistema de Informação de Mortalidade do Ministério da Saúde e se referem a dados de 2019, ou seja, antes da pandemia. 

Pouco prestigiado entre entidades ligadas ao progressismo de segurança pública, mesmo lhes servindo de base, o DATASUS, pelo Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), concentra todos os dados oficiais de mortalidade no Brasil desde 1980, com detalhamento acerca de causas e meios. E, de acordo com os dados preliminares recentemente disponibilizados – e que antecedem a consolidação definitiva com habitual variação mínima -, o ano de 2019 registrou a maior queda histórica nos homicídios no país, especialmente os cometidos com arma de fogo.

Entre 2017 e 2018, o banco de dados oficial já havia apontado uma queda no total de homicídios da ordem de 12,29% (63.748 X 55.914), com destaque para aqueles em que empregadas armas de fogo, que caíram mais do que o total de mortes intencionais (13,33%). Agora, com os dados de 2019 incluídos no sistema, ainda que em versão preliminar, a queda se revelou substancialmente maior.

 






8 respostas para “Isso você não verá na grande imprensa: Brasil tem menor número de mortes por arma de fogo desde 1999”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *










PERFIL

Gosta de comentar fatos do cotidiano do Brasil e do Estado nas suas redes sociais.

Cuidare BR */ ?>