Hoje, o Blog entrevista o candidato a prefeito Coronel Azevedo, do PSC. O Blog vai entrevistar 10 candidatos a prefeito de Natal no pleito de 2020.
1) O que pretende fazer em relação a saúde de Natal?
Modernizar e humanizar o atendimento à saúde, reduzindo o tempo de espera, eliminando filas e trabalhando a saúde preventiva fortalecendo a estratégia de saúde da família. Por exemplo: as pessoas não vão ter que madrugar em filas nem se deslocar até um posto de saúde só pra pegar uma ficha. Elas vão agendar consultas e exames sem precisar sair de casa pelo WhatsApp. A mesma coisa com a entrega dos resultados dos exames que chegarão no celular do paciente ou do parente que ele indicar. Vamos fazer isso através de uma plataforma eletrônica que vai integrar todo o sistema aproveitando o programa de prontuário eletrônico que já existe no SUS.
Vamos implantar o serviço de telemedicina para avaliação cardiológica, diagnóstico de imagem e outros serviços que vão permitir que a consulta especializada com o diagnóstico e o tratamento seja feito de imediato.
Vamos implantar o programa REMÉDIO EM CASA para pacientes de uso continuado como diabetes, hipertensão. Isso vai evitar o sofrimento das pessoas terem que pegar uma fila a cada semana ou cada 15 dias só pra pegar uma nova consulta e pegar seu medicamento.
Melhorar e ampliar o atendimento com MAIS UPAS na zona Norte e na zona Oeste de Natal.
Vamos completar as equipes de saúde da família, que atualmente estão sem médicos e demais profissionais.
Melhorar o atendimento hospitalar com a construção de um NOVO HOSPITAL de referência em Natal com recursos que o Presidente Bolsonaro está assegurando.
2) Quais suas propostas em relação ao plano diretor?
Abrir o gabarito pra permitir o remembramento de lotes em áreas como Mãe Luiza e outras áreas que hoje estão travadas por questões meramente ideológicas o que não atende nem os próprios moradores dessas áreas que queriam ter liberdade de escolha e para permitir a atração de investimento e a requalificação urbanística gerando emprego e renda sobretudo para os moradores dessas áreas.
Abrir o gabarito de forma gradual na zona Norte já que o saneamento básico está pra ser concluído pela CAERN naquela região da cidade que ficou bloqueada por muito tempo relegando toda a população ao atraso.
Criar novos parques urbanos na cidade, inclusive na Via Costeira;
Criar uma grande OPERAÇÃO URBANA, de acordo com o Estatuto das Cidades para requalificar e urbanizar a Praia do Meio e outras áreas turísticas da cidade.
3) Como o senhor enxerga a educação da capital?
Com preocupação. Há situações em que as escolas estão perdendo de goleada a disputa com a criminalidade quanto ao destino das nossas crianças e jovens. Vamos fazer uma virada nessa questão. As escolas cívico-militares vão ser realidade. Com elas, nossas crianças vão estar protegidas, encaminhadas na vida, com ensino de qualidade e com valores e princípios éticos.
4) O que vai fazer com a orla urbana?
Operação Urbana com base no Estatuto das Cidades que permite que se requalifique áreas degradadas permitindo a construção de empreendimentos como hotéis e condomínios de alto padrão e em troca se construa moradias dignas para os atuais ocupantes em espaços próximos. Com isso, uma Brasília Teimosa, por exemplo, que é uma das áreas de maior potencial pelas belezas naturais que tem, possa ser totalmente requalificada passando ao perfil de alto padrão.
E as pessoas que vivem ali vão se beneficiar disso porque vão ganhar casas novas e dignas e vão ter onde trabalhar ou empreender com o novo fluxo turístico que passamos a ter lá.
Natal parou no tempo enquanto outras capitais avançaram muito, inclusive nossa vizinha João Pessoa, nesse quesito. Natal parou porque faz tempo que não tem aqui um prefeito que tenha coragem e capacidade de planejar e fazer uma ação arrojada. Os últimos prefeitos em Natal - e o atual - apequenaram a nossa cidade. Só fazem um 'feijão com arroz' mal feito. Natal não pode continuar tendo prefeito só para pagar folha de salário. A cidade clama por avanços, inovação, investimento, capacidade de fazer. E é isso que nós representamos.
5) Como pretende trabalhar o turismo?
Vamos trabalhar em três frentes: A primeira, é na estruturação, na melhoria do ambiente turístico com infraestrutura e com serviços como limpeza e, principalmente, segurança. Vamos criar os perímetros de segurança em vários pontos da cidade, inclusive nas áreas turísticas.
São espaços como praças, ruas e avenidas adjacentes que vão estar totalmente protegidas por sistemas de segurança e pela presença da polícia e da guarda municipal. São lugares públicos que você vai transitar com sua família como se estivesse em um condomínio fechado. Com toda segurança e a tranquilidade de que, pelo menos ali, não há risco de acontecer nada com você. Aliás, nossa visão de futuro é fazer com que isso termine chegando a toda cidade.
A segunda, é na promoção e divulgação do DESTINO NATAL para o Brasil e fora daqui. Com o Real desvalorizado e com o fim da pandemia temos a oportunidade de aumentar muito nosso fluxo turístico. Temos uma boa rede hoteleira, temos uma marca forte, temos grande potencial. Vamos fazer isso em parceria com o Trade turístico e com o governo do Estado.
Nossa proposta é que a Prefeitura participe do esforço de divulgação e promoção do turismo naquela equação que já funcionou bem no tempo de Wilma prefeita em que a Prefeitura, o Estado e o Trade se juntavam para financiar as campanhas internacionais de divulgação de Natal e quando chegamos a ter até 22 voos semanais.
A terceira é com a formação profissional. Não adianta termos turismo se os empregos não ficarem para a nossa população. Para isso, vamos fazer convênio com o hotel-escola Barreira Roxa, que voltou a funcionar pelo SENAC, e vamos criar cursos permanentes no setor turístico, gastronômico e tudo o mais em vários bairros de Natal para preparar os natalenses para trabalhar na nossa principal atividade econômica, que é o turismo. É uma forte ação de inclusão social que vai melhorar a renda do natalense e gerar emprego pra quem não tem e precisa trabalhar.