Entrevista com deputado estadual Hermano Morais, candidato do PSB a Prefeitura de Natal.
O que pretende fazer em relação a saúde de Natal?
O sistema de saúde falha e está distante de quem precisa. Nós vamos mudar isso. Vamos criar equipes itinerantes, para que os serviços cheguem até as pessoas. Também vamos instituir a realização permanente de consultas virtuais. Unir proximidade e praticidade no mesmo programa. Também vamos colocar informações sobre onde encontrar medicamentos gratuitos na internet.
Quais suas propostas em relação ao plano diretor?
O atual Plano Diretor inviabilizou o crescimento proporcional das diferentes zonas de Natal e expulsou o natalense da cidade, obrigando-o a residir em municípios vizinhos, como Parnamirim e Macaíba. Não podemos, porém, fazer com que esses avanços comprometam recursos naturais e a preservação de cartões postais ou mesmo que distanciam ainda mais o natalense da cidade. São necessárias mudanças, que levam em conta a questão da sustentabilidade, mas que destravem e abram possibilidades.
O que fazer com a orla urbana?
O que a gente mais ouve nas ruas é que a orla está maltratada e todos nós sabemos que em capitais vizinhas, a realidade é diferente. Vamos promover adequações no Plano Diretor e Parcerias Público-Privadas (PPPs) para Natal ter uma "Nova Orla". O projeto para reestruturação da orla urbana de Natal foi pensado a partir da colaboração de especialistas e da sociedade, para ser o grande feito estruturante da nossa gestão.
O "Nova Orla" contempla investimentos com olhar sustentável em todas as praias urbanas da cidade, desde uma marina na Praia da Redinha a um teleférico no Morro do Careca, maior cartão postal de Natal, localizado na Praia de Ponta Negra.
O que pretende fazer na educação?
De acordo com dados recentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Natal figura entre os piores resultados do país. A educação da capital não conseguiu alcançar a meta do Ideb que era de 5,2, obtendo 4,9 nos anos iniciais, e chegou somente a 3,5 nos anos fundamentais finais. Esses resultados mostram que a cidade precisa e muito avançar no ensino de qualidade.
Para piorar ainda mais esse quadro, apenas 34% das crianças de Natal tem direito à creche e o preenchimento das vagas acontece por sorteio. Educação não pode ser uma questão de sorte. Vamos elevar esse número para 50% com um grande programa de ampliação e conceder um auxílio financeiro para as famílias usarem em instituições cadastradas pela Prefeitura Municipal.
Como pretende trabalhar o turismo?
A maior obra da nossa administração será em favor do turismo. Trata-se do Nova Orla, que mencionei há pouco. Vamos promover investimentos em todas as praias urbanas da cidade. Ação que será boa para o natalense sim, que poderá usar esses espaços todos os dias, mas também para o turismo. Os investimentos que pretendemos fazer na segurança, com o Rua Segura, também terão reflexos significativos na área.
Natal deve ir além de suas belezas naturais, investindo nos diversos usos possíveis de suas vocações locais. Esta força já existe: ela só precisa ser impulsionada e organizada para que se torne uma verdadeira potência.