Rosas di Maria 2
politica

Nota da ANCC

ASSOCIAÇÃO NORTERIOGRANDENSE DOS CRIADORES DE CAMARÃO

A criação de camarões em cativeiro é atividade ambientalmente sustentável e contribui de maneira decisiva no crescimento e fertilização dos manguezais em torno dos criatórios. Tais fatos foram CONFIRMADOS por estudos realizados pela Universidade Federal do Ceará e pela LABOMAR. Assim, não resta qualquer dúvida que a extinção ou retirada de fazendas de camarão causaria uma perda considerável na massa verde dos manguezais em suas redondezas.

É fundamental deixar claro que nossa atividade NÃO NECESSITA avançar em áreas de mangues ou qualquer outra protegida pela legislação ambiental, visto que o potencial inexplorado de áreas propícias à criação de camarões é pelo menos 30 vezes maior do que a utilizada hoje, SEM DESMATAR um metro quadrado sequer da floresta estuarina.

Seria criar reações desnecessárias, onde já bastam os entraves burocráticos, falta de decisões política-administrativa de apoio à atividade nas licenças, financiamento, interiorização e segurança jurídica, que inibem o crescimento da produção.

A imagem de predador do meio ambiente, algoz de ribeirinhos e catadores de caranguejos é mais uma injusta acusação colocada maldosamente  nos ombros de empreendedores que não necessitam de interferir nas tradicionais atividades  desses heróis que tiram seu sustento familiar dos manguezais. O Código Florestal de 2012  cuidou de disciplinar e regulamentar todas as lacunas presentes no antigo código de 1965. 

Vale lembrar que tal legislação foi aprovada durante o Governo de Presidente Dilma Rousseff, tendo como Ministra do Meio Ambiente a Sra. Izabella Teixeira, ambientalista convicta e militante. Também é importante registrar que a o Código Florestal foi aprovado em sessões da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, após renhidos debates. É lamentável que pessoas e até mesmo autoridades destituídas do mínimo bom senso tentem prejudicar e manchar a imagem uma atividade empresarial lícita e rigorosamente regulamentada, que gera mais de 22.000 empregos diretos e indiretos, contribuindo, decisivamente, para o desenvolvimento econômico e social do RN.

Origenes Monte Neto
Presidente da Associação Norteriograndense de Criadores de Camarão

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
320 x 100px.png 400x400-Adolescencia.png IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif 626x522px.gif 580X400_BANNER.gif Banner_400x400px.gif BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

3 comentários para "Nota da ANCC"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    ‘Noite das astronautas’: Michelle Bolsonaro reposta vídeo com relato de festa de Vorcaro

  2. 2

    O fator que dificulta pacificação de Michelle Bolsonaro e aliados com Flávio

  3. 3

    Fátima atrasa salário de aposentados e tenta vender isso como pagamento em dia

  4. 4

    Urgente: Raimundinho Alves deixa o Governo

  5. 5

    TJRN rejeita promoção de Henrique Baltazar ao cargo de desembargador

BLOG 360X96.png