O governador João Doria (PSDB) anunciou hoje que seis regiões regrediram para a fase amarela do Plano São Paulo, que coordena a reabertura da economia no contexto da pandemia de covid-19. A Grande São Paulo e as regiões de Piracicaba, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Taubaté foram atingidas pela medida. Com isso, todo o estado fica na mesma fase.
As novas restrições foram divulgadas um dia após o segundo turno das eleições municipais, em que o atual prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), foi reeleito com o apoio de Doria. Na fase amarela, muda o horário de funcionamento do comércio e de serviços, além da capacidade de ocupação. A educação não será afetada, de acordo com o governo paulista.
"Com o claro aumento da instabilidade da pandemia, o governo de São Paulo decidiu que 100% do estado vai retornar para fase amarela do Plano São Paulo. Essa medida não fecha comércio nem bares e restaurantes. A fase amarela não fecha atividades econômicas, mas é mais restritiva para evitar aglomerações e contágio da covid-19", afirmou Doria durante entrevista coletiva sobre a pandemia realizada no Palácio dos Bandeirantes. A capital do estado estava na fase verde desde o último dia 9 de outubro. Foram 52 dias sem uma nova reclassificação.
Fonte: Uol.