CAERN não cumpre lei e motoristas reclamam
Desde 2018 que entrou em vigor na capital potiguar uma lei que obriga a Companhia de Águas e Esgotos (CAERN) a alinhar as tampas de esgoto no mesmo nível do asfalto das ruas. Segundo a Lei 254/2017, o objetivo é evitar acidentes envolvendo motoristas e pedestres que trafegam nas vias.
Acontece que em muitas ruas e avenidas de diversos bairros, isso nunca aconteceu e os motoristas, principalmente os motociclistas sofrem com o perigo, pois em muitos casos são pegos de surpresa e acabam tendo que frear de última hora para evitar uma queda, ou até mesmo quebrar uma peça do carro, ou furar um pneu.
Uma das avenidas que sofre com esse problema é a Mário Negócio no bairro das Quintas. Em quase toda sua extensão, desde o viaduto da Urbana até o cruzamento da linha férrea perto do hospital Giselda Trigueiro, é comum visualizar os desníveis no asfalto, principalmente na faixa exclusiva de ônibus.
"Isso é um problema grande. A faixa já é estreita e ainda cheia de buracos nessas tampas da CAERN. Se a gente passar rápido acaba ou tendo que frear de última hora ou quebrando algo no ônibus e também escutando xingamentos dos passageiros. Era bom que isso fosse consertado", destacou Francisco Campos, motorista de ônibus.
Recentemente asfaltada, a rua Santa Luzia no Igapó é uma que ainda não teve os reparos realizados nas tampas da CAERN. A via vai ser utilizada como desvio das obras do Gancho de Igapó e em quase todo o trajeto as tampas desalinhadas.
O problemas acontece em outras ruas e avenidas da cidade, como a Bernardo Vieira e Jaguarari. Quando chove, o problema ainda piora, pois os desníveis ficam escondidos.
Nota retorno:
Por meio de nota, a CAERN informou que "a lei obriga que a Companhia deixe a tampa do poço de visita nivelada com a pavimentação no momento em que for implantada a rede nova. Porém, se posteriormente a Prefeitura realizar um novo capeamento onde a rede já está implantada, é o gestor municipal quem deve atentar para este nivelamento".