Editorial: Lockdown da gestão Fátima Bezerra
Em março, a governadora Fátima Bezerra anunciava a abertura de mais de 200 novos leitos de UTI no RN. Instalaria um hospital de campanha no Arena das Dunas. Requisitara o uso imediato do Papi. Respiradores para o RN já tinham sido providenciados, pelo sacrossanto consórcio Nordeste. A quarentena estava justificada: a curva da epidemia seria achatada, enquanto o governo do RN faria o dever de casa.
Um mês e meio após, tem-se uma certeza: o governo Fátima Bezerra é absolutamente incapacitado para tratar de uma epidemia como a Covid - 19. Não cumpre minimamente o que dele se espera. Fôssemos parlamentaristas, tomaria um voto de desconfiança e cairia.
O governo Fátima sequer providencia informação transparente e segura. Não faz testes em massa, não sabe como o vírus está se difundido no Estado e quanto temos de população contaminada. Os dados de leitos, equipamentos de proteção, respiradores, não estão expostos de forma transparente e fácil. Até mesmo a rede hospitalar estatal não consegue identificar onde estão os leitos de UTI disponíveis. Reina o terror da projeção de 11,3 mil mortes para o dia 15 de maio, só confunde, gerando pânico.
Planejar não é com Fátima. O Papi não pôde ser utilizado, o hospital de campanha virou um conto, respiradores ainda não chegaram, contratos com hospitais privados apresentam números tão díspares que não se sabe o que envolvem.
Para um governo inapto, a quarentena de mais de 45 dia já não basta. Tem que ser eterna. Não adianta achatar a curva da epidemia, porque continuamos sem informação segura, testes em massa, leitos ou respiradores suficientes.
Diante do lockdown de seu governo, à Fátima Bezerra só resta vociferar a empresários, estudantes e população, com um lockdown para o setor privado, amplo, irrestrito e prolongado. E quem saber rezar para que, enquanto isso, a Ciência encontre o tratamento para a epidemia e, claro, que o mal-afamado Governo Federal disponibilize os meios para que este tratamento chegue aos potiguares - afinal, com ou sem cura para o coronavírus, o lockdown do governo Fátima continuará.
Gostou desta notícia?Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!