OMS revisa orientações e manda todo mundo usar máscaras
A Organização Mundial da Saúde (OMS) mudou as recomendações sobre o uso de máscaras para a prevenção da covid-19 e agora recomenda que elas sejam usadas por toda a população em todas as situações em que o distanciamento social em espaços públicos não seja possível. Anteriormente, a indicação da OMS era que o uso de máscaras seria restrito às situações de contato com pessoas doentes, especialmente os profissionais de saúde.
Agora, as novas orientações mantém a indicação de que todos que trabalham em hospitais e centros de sáude devem usar máscaras para se proteger do novo coronavírus. Para o resto da população, a recomendação é que pessoas com mais de 60 anos e quem já tem outras doenças devem usar máscaras quando não há como garantir que as outras medidas de segurança, como o distanciamento social, podem ser cumpridas em qualquer situação.
Governos de países em que a transmissão comunitária ainda está ativa, como a América Latina, devem incentivar a população a usar máscaras quando estão no transporte público, lojas ou espaços em que o distanciamento social não pode ser respeitado.
Anteriormente, a OMS havia dito que apenas profissionais da saúde, quem estivesse doente e pessoas que vivem com infectados deveriam usar máscaras. Porém, com a disseminação da doença por todo o mundo e com países retomando a rotina, a máscara acabou se tornando essencial.
Porém, a organização destacou que máscaras não são a única coisa que pode proteger os cidadãos do coronavírus e que as outras recomendações devem continuar sendo seguidas, como distanciamento social e lavar as mãos com frequência.
R7.com
Gostou desta notícia?Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!