Fomos enganados: É rara transmissão de coronavírus por quem não tem sintomas
Eu, você e todos aqueles que ficaram em casa durante a pandemia acreditando que poderia estar sendo um forte vetor da doença, mesmo sem sintomas, fomos enganados. Isso porque uma das justificativas para o isolamento social drástico era que 70% da população não iria ter sintomas, mas os mesmos 70% seria forte vetor do vírus.
A surpresa veio no último pronunciamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o assunto: é rara a transmissão de quem não tem sintomas. A revelação foi feita pela chefe do programa de emermgências da OMS, Maria van Kerkhove. Segundo ela, a análise foi possível em países com forte testagem e rastreio da doença.
A OMS, porém, ressaltou que não ter sintomas não é a mesma coisa que ter eles de forma atenuada ou ainda em fase de desenvolvimento (o vírus demora em média 4 dias para gerar sintomas nos infectados).
E, nessa situação, o percentual dito anteriormente pela própria OMS também mudou. Agora, apenas 20% dos infectados não têm sintomas nenhum. Os outros 80% vão ter sintomas fortes, medianos ou leves.
Gostou desta notícia?Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!