A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) liberou neste domingo (17) o uso emergencial da CoronaVac e do imunizante da AstraZeneca/Oxford no Brasil. Esse é o primeiro passo para que o país possa vislumbrar o controle da pandemia, já que grupos mais vulneráveis à covid-19 começam a ser protegidos. Mas para que essa realidade se concretize, a adesão da população à campanha de vacinação é fundamental, afirmam especialistas.
A pediatra Mônica Levi, diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) enfatiza que a imunização é a saída para reverter o cenário atual.
"Primeiro, é uma doença que está matando muita gente. Embora tenha casos leves, é uma doença de impacto enorme, tanto em mortalidade como no sistema de saúde. A gente vê o que está acontecendo em Manaus. E não tem tratamento específico, a única prevenção é a vacina, além das medidas já recomendadas desde o início da pandemia", afirma.
"A vacinação é o que a gente imagina que vai acabar ou pelo menos controlar a covid e torná-la eventual, como a gripe. A varíola, por exemplo, dizimava milhares de pessoas e só com vacinas resolvemos a situação", lembra.
R7