O prefeito de Natal, Álvaro Dias, recebeu na tarde desta quarta-feira (27) secretários, adjuntos e chefes de setores de várias pastas do município para uma longa reunião na qual tratou das ações estruturantes que deverão nortear a gestão municipal durante os próximos meses de 2021. O objetivo foi detalhar e avaliar o andamento de algumas importantes obras que, a curto e médio prazo, vão modernizar a cidade e dar conforto e mobilidade à população.
Reestruturação da Felizardo Moura
Um dos assuntos que encabeçou a reunião foi a reestruturação da Avenida Felizardo Moura, zona Oeste da capital, ponto crítico no trânsito da cidade que interliga a zona Norte a vários bairros da capital. A Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura confirmou que já foi lançada a licitação para a contratação da empresa que desenvolverá os projetos listados de intervenções na região. De acordo com o secretário Carlson Gomes, até o final de fevereiro será possível habilitar a empresa vencedora do certame, e logo em seguida dar início ao projeto. O prefeito Álvaro Dias pontuou que esta será “uma obra de impacto, pois permitirá o fim do afunilamento do trânsito naquela área, que é responsável pelos engarrafamentos”.
Drenagem e recuperação do Viaduto da Urbana
O titular da pasta, por sua vez, ainda detalhou como será feita a adequação do traçado e alargamento da via, drenagem e recuperação do Viaduto da Urbana. Segundo ele, o prazo para início das obras está previsto para junho, com recursos oriundos do convênio com o Governo Federal. "Tivemos uma reunião importante com o presidente do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e ele garantiu o alargamento da avenida de acordo com o projeto, que contará com cinco pistas de rolamento e funcionamento alternativo em horários de fluxo reverso”, explicou.
Engorda de Ponta Negra
Outro tema que dominou o encontro foi a obra de “engorda” da faixa de da praia de Ponta Negra e seu enrocamento em blocos, um dos projetos modernos de maior impacto para a cidade, a população e o turismo em Natal. Após a liberação da licença pelo Idema, a Prefeitura dará início à próxima etapa, que será a abertura do processo licitatório para contratação da empresa responsável pela grande obra. Na próxima semana, o prefeito Álvaro Dias deverá viajar a Brasília, com secretários e equipe técnica, para uma reunião com o Chefe da Secretaria da Defesa Civil e o Ministro Rogério Marinho, para acertar os detalhes do convênio com o Governo Federal e apresentar as linhas principais do projeto.
Cidade Alta e Ribeira
Tanto a Cidade Alta, berço da capital como a Ribeira, bairro que contempla um dos maiores sítios históricos da região, também estão entre as obras que a prefeitura classificou como prioridade desta gestão. O projeto de iluminação do Beco da Lama e Av. João Pessoa, que passará também pelo recapeamento do asfalto, já está em andamento, assim como a licitação para as obras de recuperação das calçadas da avenida Rio Branco, considerado um projeto pioneiro e minucioso que será desenvolvido em várias etapas. A obra está dividida em lotes de 200 mil metros quadrados de área. Já a Ribeira passará por requalificação do sítio histórico em parceria com IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico Nacional), que contempla a restauração de imóveis de valor histórico, projeto de urbanismo e ações de mobilidade. A primeira etapa será de pintura dos prédios e corredores históricos, que está em análise.
Estacionamento Rotativo do Alecrim
O secretário de Mobilidaede Urbana, Paulo César Medeiros, destacou o andamento das ações no bairro do Alecrim, um dos principais comércios populares de Natal. O titular detalhou o funcionamento do Estacionamento Rotativo do Alecrim, que permitirá modernizar o fluxo intenso de veículos e melhorar a mobilidade daquele bairro comercial.
Praia de Miami
Dentre os muitos projetos de melhoria da qualidade de vida para a cidade, também foram lembradas ações recentemente concluídas no início de 2021, como as rampas de acesso para deficientes na praia de Miami, que permite o acesso ao banho de mar para população e amplia o leque de atividades com entidades parceiras que promovem a praia inclusiva, ao ar livre para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. A próxima faixa de praia a receber a rampa de acesso para deficientes é Areia Preta. Os letreiros com os dizeres Eu Amo Natal também foram revitalizados nas praias de Ponta Negra e Areia Preta.
Mercado da Redinha
Também foram analisados os prazos das obras do Mercado da Redinha, recuperação do Bosque das Mangueiras e a recolocação das pedras portuguesas ao longo do calçadão da av. Engenheiro Roberto Freire.