No dia 29 de dezembro, começou a falta de água em Tibau, na região Oeste do Estado, justamente, prestes a começar o mês de veraneio. Mas o pior é que, até agora, a Caern ainda não sabe como resolverá o problema. Nesta sexta-feira (8), a estatal afirmou que serão iniciadas as tentativas de içamento (pescaria) da bomba que está impedindo o funcionamento do poço. E, por isso, ainda não sabe quando poderá resolver o problema.
A instalação da sonda rotativa foi concluída no final da tarde desta quinta-feira (7). A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) contratou este equipamento para retirar bomba presa a 380 metros, dentro do poço que abastece a cidade de Tibau. Nesta sexta-feira (8),
De acordo com o gerente da Regional Oeste, Márcio Bruno Dantas, este tipo de sonda permite mobilidade e a descida de equipamentos que vão facilitar a retirada da bomba presa ao poço. Tentativas anteriores com o guindaste e peças feitas para o serviço conseguiram retirar outros equipamentos como cabos elétricos e outros componentes do sistema. Já retirada da bomba, que pesa mais de duas toneladas, será feita pela sonda.
"Ainda não é possível dar um prazo para a retirada da bomba, mas tão logo a mesma seja içada, o poço será reativado para distribuir água. 'A equipe da Caern está fazendo todo o esforço, desde o início deste incidente, para resolver a questão do abastecimento de Tibau', explica o gerente Márcio Bruno. A situação é uma prioridade para a Companhia e para o Governo do Estado", afirmou o texto divulgado pela estatal.