Rosas di Maria 2
politica

Respiradores quebrados: Empresa contrada pelo Governo Fátima foi denunciada por fraude e desvio no RJ

A Baumer S.A, contratada pelo Governo Fátima Bezerra por R$ 1,6 milhão para o fornecimento de ventiladores mecânicos (com defeito) durante a pandemia, está entre as empresas investigadas pelo Ministério Público Federal por desvio e fraude apontados na operação Ressonância, no Rio de Janeiro. 

O caso foi revelado em agosto de 2018, quando o MPF denunciou 24 pessoas investigadas por fraudes em pelo menos 10 pregões realizados pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), entre os anos de 2007 e 2016. As fraudes estariam, justamente, na compra de equipamentos hospitalares. 

De acordo com a investigação da Operação Ressonância, em todas as contratações, foi identificada a atuação do chamado “clube do pregão internacional”, um cartel formado por 35 empresas fornecedoras de equipamento de saúde que atuou por mais de 20 anos perante o Into. Entre as fornecedoras estavam empresas como Baumer, além da Philips, Johnson & Johnson e Microport. 

“As fraudes a licitações, a cartelização e o pagamento de propina envolviam não só os contratos de aquisição de equipamentos médicos importados de alta complexidade, como também os contratos de aquisição de órteses, próteses e materiais especiais. As atividades de empresários e funcionários públicos envolvidos nessa grande teia criminosa eram coordenadas por Miguel Iskin e Sérgio Côrtes, responsáveis por angariar grandes fabricantes mundialmente reconhecidas e obter liberação orçamentária para as contratações em valores estratosféricos, as quais, segundo dados do TCU atingiram mais R$ 1,5 bilhão apenas no âmbito das contratações do Into, no período de 2006 a 2017”, explicam na denúncia os procuradores da República da força-tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro.

 

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
Banner-Gemini-400px-x-400px.png Banner_Blazer_Evs_400x400px.jpg cuidare_certo_mobile-01_1.gif oorathoria_mobile-1_1.gif OUTDOOR_INSTITUCIONAL_HUMANA_NORDESTE_400X400.png 96 - FM - depois do post

7 comentários para "Respiradores quebrados: Empresa contrada pelo Governo Fátima foi denunciada por fraude e desvio no RJ"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    URGENTE: PF e Receita Federal “visitam” tabacaria e loja de conveniência em Ponta Negra

  2. 2

    Escândalo no aluguel de Chromebooks mancha a terrível administração de Fátima Bezerra

  3. 3

    Opinião do Estadão: Paternalismo judicial

  4. 4

    A decadência da TV aberta atinge as emissoras locais

  5. 5

    [VÍDEO] Alerta: Rio enche em Canguaretama, invade pista e há risco de enchente

banner-facex-mobile.png