O governo diz que a transferência do Hospital Ruy Pereira atende a acordo judicial, eu noticiem que fechou em plena pandemia, já que outubro nós estávamos no meio da pandemia. O pior, como o governo não entregou o prédio continua a ter uma obrigação de R$ 200 mil por mês. O contrato do governo assinou mostra que como eu falei são 100 leitos (foto). Isso é um escândalo, uma irresponsabilidade. Segue nota nada esclarecedora do governo.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Natal (RN), 02 de março de 2021
Transferência de pacientes do Hospital Ruy Pereira atende à acordo judicial
A transição do Hospital Estadual Dr. Ruy Pereira para o Hospital Pedro Germano (Polícia Militar) e Hospital João Machado teve início em outubro de 2020, com a transferência de pacientes da UTI e a realização das primeiras cirurgias vasculares no Centro Cirúrgico do Hospital da PM. Uma medida que atendeu à decisão, resultado do acordo judicial entre a Sesap, Ministério Público Estadual e Federal, além do Conselho Regional de Medicina, devido a problemas do antigo prédio: estrutura precária do local, com laudos da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros, além de um aluguel custoso de R$ 200 mil/mês.
A estrutura para essa linha de cuidado envolve 30 leitos de enfermaria, 03 salas cirúrgicas, 01 sala de pequenas cirurgias, além de 08 leitos de UTI no Hospital Pedro Germano; mais 15 enfermarias e 02 leitos de estabilização no Hospital João Machado. Resta ressaltar que, além da racionalização de despesa, esses pacientes foram transferidos para unidades com melhores condições de infraestrutura e salubridade necessárias, também, para os profissionais de saúde.
O desenho para o fluxo assistencial dos pacientes vasculares (pé diabético) ocorreu de forma sistemática através de negociações e adaptações estruturais, fluxos e rotinas das unidades, bem como alinhamento entre as equipes assistenciais. Nesse contexto, foram realizadas várias reuniões entre servidores de todos os setores do Hospital Ruy Pereira e a equipe de gestão de Recursos Humanos da SESAP a fim de esclarecer dúvidas sobre lotação e processos de trabalho.